Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Evelyn "Champagne" King: outra grande dama da Disco Music

Evelyn foi a primeira artista a utilizar sintetizadores eletrônicos na gravação de suas músicas

Evelyn "Champagne" King uma das cantoras norte-americana mais populares de R&B e Disco Music no final das décadas de 1970 e início da de 1980. Algumas de suas canções famosas são “Shame”, “I, m in Love” e “Love Come Down”. Foi destaque ao utilizar sintetizadores nas gravações de seus hits. Nascida em 1960 no barra pesada bairro do Bronx (espécie de Cracolândia de Nova York), acabou descoberta quando trabalhava de faxineira no escritório da Philadelphia International Records, inventora do belo e famoso The Philly of Sound, conhecido em todo mundo como O Som da Filadelfia por das ricas harmonias lançadas pelos artistas daquele selo do final dos anos de 1960 em diante.

  A canção “Shame” permaneceu entre as dez mais do Top 10 da Billboard Hot 100 em 1978. Resultado: ela ganhou Disco de Ouro por causa da grande vendagem de cópias. Na mesma trilha estourou também “I Don´t Know If It´s Right” em 1979, rendendo o segundo Disco de Ouro. Detalhe: Evelyn tinha apenas 19 anos quando gravou o álbum Smooth Talk. Com várias faixas dançantes e baladas Soul Music, prosseguiu fazendo estragos na Billboard 200 em 1980.

 O ano de 1981 marcou o lançamento de I´m in Love e a faixa título virou febre nas pistas de dança de todo o mundo. A grande jogada é que até aquela época nenhum artista tinha usado sintetizadores pesados em suas canções. O segundo single desse álbum “Don´t Hide Our Love” chegou ao sexto lugar na parada de R&B. Em 1982 ela aparece com Get Loose, outra nitroglicerina na Billboard, ficando entre as cinco primeiras colocadas, rendendo Disco de Platina Duplo. O Single “Love Come Down” explode no Reino Unido. O disco Get Loose tornou-se o mais vendido na carreira de Evelyn.

  Em 1984 ela teve seu último Top 40 no hit pop da Billboard Hot 100, com a canção “Just For The Night”, faixa do álbum So Romantic. Isto não a impediu de continuar num alto nível de sucesso em hits de R&B. São dessa época as músicas “High Horse” e “Your Personal Touch”. Figuraram entre os dez maiores sucessos nas paradas da Europa e dos Estados Unidos. Faziam parte do disco A Long Time Coming (A Change Is Gonna Come).

 Na EMI Records, dois anos depois, o álbum Flirt não obteve boa colocação na Billboard 200, apesar do estouro da faixa título na parada de R&B. O mesmo ocorreu com o álbum Girl Next Door. Após o fracasso, Eveyn lançou diversas compilações de sucessos, sem gravar outro disco até 1995, quando soltou I’ll Keep A Light On, contando com o single “I Think About You”, despercebido nas paradas.
  Em 2004, o hit “Shame”, hino da época da Disco Music entrou no Dance Music Hall of Fame, recém-formado em Nova York. A composição acabou regravada por artistas como Kim Wild e Zhane e “Love Come Down” entrou no repertório de Sweetbox. Três anos depois Evelyn lançou o 12º álbum de estúdio, Open Book, destacando o single “The Dance”. Em 2011 gravou o single “Everybody”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário