Um dos principais arquitetos do som Stax/Volt, o cantor/compositor William Bell continua mais conhecido por seu clássico "You Don't Miss Your Water", um dos discos de soul por excelência a emergir da cena de Memphis. Nascido William Yarbrough em 16 de julho de 1939, ele começou a apoiar Rufus Thomas e, em 1957, gravou seus primeiros lados como membro do Del Rios . Depois de ingressar na equipe da Stax como escritor, Bell fez sua estreia solo em 1961 com a autoria de "You Don't Miss Your Water", uma fatia arquetípica do Country-Soul e um dos primeiros grandes sucessos da gravadora.
Um período de dois anos nas Forças Armadas efetivamente descarrilou sua carreira, no entanto, e ele não lançou seu primeiro álbum completo,, até 1967, gerando um hit no Top 20 com o single "Everybody Loves a Winner". Nesse mesmo ano, Albert King também marcou com outra composição clássica de Bell, a frequentemente regravada "Born Under a Bad Sign".
O próximo sucesso solo de Bell, "A Tribute to a King", de 1968, foi uma comovente despedida do falecido Otis Redding ; o hit R&B Top Ten "I Forgot to Be Your Lover" logo se seguiu, e uma série de duetos com Judy Clay , mais notavelmente "Private Number", também ganhou airplay. Em 1969, ele se mudou para Atlanta e montou seu próprio selo, Peachtree.
Reino
Os sucessos secaram no início da década seguinte, mas em 1977, Bell coroou um grande retorno com "Trying to Love Two", que liderou as paradas de R&B. Em 1985, ele fundou outra gravadora, Wilbe, e lançou Passion , que encontrou seu público mais receptivo no Reino Unido (embora "I Don't Want to Wake Up Feeling Guilty",
Nenhum comentário:
Postar um comentário