Bread foi um dos grupos pop mais populares do início dos anos 1970, ganhando uma série de singles de soft rock melódico e bem elaborados, todos escritos pelo tecladista/vocalista David Gates . Músico de estúdio e produtor, Gates conheceu em 1968 o guitarrista/vocalista James Griffin , que já havia lançado um álbum solo chamado Summer Holiday. Griffin contratou Gates para produzir um novo álbum, e a dupla logo se tornou um grupo, adicionando o guitarrista/vocalista Robb Royer da banda Pleasure Fair , a quem Gatesproduziram no início de sua carreira.
O trio logo assinou com a Elektra Records, tornando-se uma das primeiras bandas pop da gravadora. Chamando-se Bread, o grupo lançou seu álbum de estreia autointitulado no final de 1968. Embora estivesse repleto de soft rock melódico e acessível que se tornou o som característico da banda, o álbum não tinha singles de sucesso.
Com seu segundo álbum, On the Waters , Bread se estabeleceu como hitmakers. "Make It with You", o primeiro single lançado do álbum, tornou-se um hit número um, o que levou a "It Don't Matter to Me", uma música tirada de Bread , tornando-se um hit do Top Ten. Com On the Waters se tornando um disco de ouro, o grupo embarcou em uma turnê, adicionando um baterista em tempo integral, Mike Botts, à formação.
Sucesso
Manna , lançado na primavera de 1971, não foi um sucesso tão grande quanto o álbum anterior, mas lançou outro single no Top Ten com "If". Royer deixou o grupo após o álbum e foi substituído por Larry Knechtel, um músico de sessão de Los Angeles que tocou em discos dos Byrds , Beach Boys e Monkees , entre outros. A nova formação lançou seu primeiro single, "Mother Freedom", em meados de 1971; a canção alcançou o Top 40 no número 37. O próximo single de Bread, "Baby I'm-a Want You", tornou-se um hit número três no final do ano. Depois que "Everything I Own" alcançou o número cinco em janeiro de 1972, um álbum chamado Baby I'm-a Want You foi lançado. Chegando ao número três, o álbum se tornou o álbum de maior sucesso do grupo. O quinto álbum do grupo, Guitar Man , foi lançado em outubro de 1972.
No início de 1973, o Bread se desfez após uma disputa entre Gates e Griffin . Ele afirmou que, quando o grupo foi concebido, a dupla concordou que os singles seriam divididos igualmente entre os dois compositores; Gates escreveu a maioria dos sucessos de Bread e queria continuar a compor os singles. Os dois se separaram, com cada um dos músicos seguindo carreira solo. Bread se reuniu em 1976, lançando Lost Without Your Love no início de 1977. A faixa-título se tornou seu último hit no Top Ten, chegando ao número nove. O sucesso não conseguiu manter o grupo unido, pois as tensões entre Gates e Griffin começou a escalar novamente.
Depois que Griffin se separou do grupo, Gates montou uma nova versão da banda e fez uma turnê com o nome de Bread. Griffin processou Gates por usar o nome, do qual a dupla era co-proprietária. Um juiz ordenou que o grupo não realizasse, registrasse ou cobrasse pagamentos de royalties até que o caso fosse resolvido; não foi resolvido até 1984. Nesse ínterim, Gates e Griffin seguiram carreiras solo, e Gates alcançou o número 15 em 1978 com o tema-título de Goodbye Girl . No entanto, sua carreira declinou nos anos 80 e, nos anos 90, ele dirigia um rancho na Califórnia. Griffin mudou-se para Nashville, formando Dreamer com Randy Meisner no início de 1990.
"If"
https://www.youtube.com/watch?v=IQyKMueMFGk
"Make It with You"
https://www.youtube.com/watch?v=eGg_BMYBy7k
Nenhum comentário:
Postar um comentário