Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Hound Dog Taylor: O bluesman com nome de presidente da República



Taylor era o favorito dos lados sul e oeste de Chicago durante o final dos anos 50 e início dos anos 60



Luís Alberto Alves / Hourpress


A Alligator Records, principal gravadora contemporânea de Blues de Chicago, pode nunca ter sido lançada, se não fosse por causa das palhaçadas de Hound Dog Taylor. Bruce Iglauer, na época funcionário da Delmark Records, não conseguiu convencer seu chefe, Bob Koester, do potencial de Taylor, de modo que Iglauer assumiu o assunto com suas próprias mãos. Em 1971, o Alligator nasceu com o propósito expresso de lançar o álbum de estréia do Hound Dog. Nós todos sabemos o que aconteceu depois disso.

Batizado em homenagem ao presidente Theodore Roosevelt, o nativo do Mississippi Taylor pegou o violão quando tinha 20 anos de idade. Ele fez algumas aparições na famosa rádio KFFA King Biscuit Time de Sonny Boy Williamson, transmitida de Helena, Arkansas, antes de vir para Chicago em 1942. Entretanto, outros 15 anos antes de Taylor tornar a sua vocação de Blues em tempo integral. Taylor era o favorito dos lados sul e oeste de Chicago durante o final dos anos 50 e início dos anos 60. É geralmente aceito que Freddy King copiou boa parte de seu clássico "Hide Away" de um instrumental, ele ouviu Taylor tocando no coreto.

Os créditos pré-Alligator de Taylor eram leves - apenas um single de 1960 para a marca Bea & Baby da Cadillac Baby ("Baby Is Coming Home" / "Take Five"), 1962 45 para a Firma Records de Carl Jones ("Christine" / "Alley" Music "), e um esforço de 1967 para Checker (" Watch Out "/" Down Home ") antecedeu sua saída para Iglauer.

A banda implacavelmente barulhenta de Taylor, os HouseRockers, consistia em apenas dois homens, apesar de sua raquete combinada soar como um pouco mais. O segundo guitarrista, Brewer Phillips, que muitas vezes fornecia pseudo-linhas de baixo em sua guitarra, desenvolveu uma empatia com Taylor que suas guitarras entrelaçavam com a força do ESP, enquanto o baterista Ted Harvey mantinha tudo em um ritmo acelerado.

Boogie Natural
Seu LP de estréia, de 1971, continha o típico "Give Me Back My Wig", enquanto o primeiro Alligator bis de Taylor, em 1973, Natural Boogie, ostentava o hipnótico "Sadie" e um pomposo "Roll Your Moneymaker". Beware of the Dog, um set ao vivo, captou vividamente a boa atmosfera que o guitarrista perpetuamente irradiava, mas Taylor não viveu para ver seu lançamento - ele morreu de câncer pouco antes de chegar às prateleiras.

Hound Dog Taylor foi a inspiração óbvia para o lema "Genuine Houserocking Music" da Alligator, um credo que a empresa de Iglauer seguiu por quatro décadas e contou. Ele não era o mais talentoso dos guitarristas de slide, mas Hound Dog Taylor definitivamente poderia tocar em qualquer casa que ele tocasse.

https://www.youtube.com/watch?v=3r4MNSHBFjE

Nenhum comentário:

Postar um comentário