Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Bobby Timmons: Gênio inspirador de grandes nomes da Black Music



Luís Alberto Alves

Bobby Timmons se tornou tão famoso pela Gospel Music quando pelos solos de Funky e Blues nas suas canções, que infelizmente acabaram esquecidos nas gravações aonde mostrou toda versatilidade para tocar Bebop, inspirado em Powell Bud.

Após sair da cena do Jazz da Filadélfia, trabalho com Kenny Dorham em 1956, Chet Baker, Sonny Stitt e na Big Band Maynard Ferguson. Também fez parta do sucesso comercial da Jazz Messengers de Art Blakey no seu famoso quinteto.

Na avaliação de Blakey, com quem esteve entre 1958 e 1959, Timmons escreveu o clássico “Moanin” e o grande sucesso "This Here", seguido mais tarde de “Dat Dere”. Não foi novidade nenhuma que Adderley ficou angustiado, onde esteve em 1959, quando ele decidiu voltar a tocar no the Jazz Messengers em 1960.


Estereotipado como pianista descolado, embora tenha influenciado Les McCann, Ramsey Lewis (autor da maioria dos arranjos e grandes sucesso da Earth, Wind & Fire, inclusive do hit “Reasons”), a sua carreira caiu muito. Conseguiu trabalhar até aos 38 anos uma cirrose do fígado o levar embora para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário