Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Slim Gaillard: O maluco que colocou fogo na Black Music


Gaillard escreveu várias músicas de sucesso

Luís Alberto Alves

  Slim Gaillard teve uma infância aventureira. Durante viagem de navio, no qual o pai era mordomo, acabou deixado para trás em Creta, Grécia. Mais tarde trabalhou de boxeador profissional, agente funerário e motorista de caminhão para contrabandistas.

 Sua base era Detroit, onde no início da década de 1930, começou a tocar guitarra, para em seguida mudar-se para Nova York formando dupla com o baixista Slam Stewart. Grande parte do repertório era composta de versões. O duo teve vários discos de sucesso, incluindo “Flat Foot Floogie”. Com a ida e Stewart para o serviço militar, Bam Brown ocupou a vaga.

 Ao morar em Los Angeles, Gaillard continuou escrevendo músicas de sucesso, muitas em parceria com Brown. É deles o hit “Opera In Vout”, de 1946. Outra mina de ouro foi a canção “Down By The Station”, que virou canção de ninar e clássico infantil.


 Este perfil não o impediu de gravar ao lado de Charlie Parker e Dizzy Gillespie. No final da década de 1940 permaneceu com o excêntrico artístico, quando tocava piano com as mãos de cabeça para baixo. Muitos o considerava maluco. No final dos anos de 1950 deixou a música de lado para se dedicar à televisão e aparições em festivais. Além de cantar e tocar guitarra, Gaillard era expert em piano, vibrafone e saxofone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário