Postagem em destaque

Morre Jimmy Cliff, grande talento do Reggae

  Radiografia da Notícia *  O carisma de Cliff no filme pode ter sido sua contribuição mais visível para tornar o Reggae conhecido no mundo ...

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Bobby Vee, o talento para Pop Music vibrante

 


Radiografia da Notícia

Vee apareceu em vários filmes (Just for Fun, Play It Cool) e tentou brevemente lucrar com o fenômeno britânico

Luís Alberto Alves/Hourpress

Ao iniciar sua carreira como substituto do recém-falecido Buddy Holly , Bobby Vee emplacou diversos sucessos pop no início dos anos 60, período notório da música popular entre o nascimento do Rock & Roll e a ascensão da Invasão Britânica. Embora alguns de seus singles — "Rubber Ball", por exemplo — fossem tão inofensivos quanto qualquer outro da época, Vee tinha um talento especial para um pop contagiante e vibrante, graças à sua voz efervescente e ao grupo de compositores que o apoiavam.

Nascido em Fargo, Dakota do Norte, em 1943, Robert Thomas Velline ainda era adolescente quando formou seu primeiro combo, o Shadows , com seu irmão Bill e seu amigo Bob Korum . O trio estava tocando na região quando sua grande chance chegou, às custas de um dos ídolos musicais de Bobby; o pacote turístico Winter Dance Party, com Buddy Holly , Ritchie Valens e o Big Bopper , estava a caminho de Fargo quando seu avião caiu em Iowa, matando os três.

 O Shadows estava programado para tocar no dia em vez de Holly , e vários meses depois, o produtor Tommy "Snuff" Garrett supervisionou sua primeira sessão de gravação e o lançamento do single "Suzie Baby" pela Soma Records. A Liberty/RCA pegou o single no final do ano e, embora tenha chegado mal às paradas pop, a gravadora continuou trabalhando com Vee como artista solo, gravando-o em "What Do You Want?", de Adam Faith, que também não conseguiu sucesso.

Sucesso

Com o poder coletivo do Brill Building por trás dele, porém, Vee tinha a garantia de sucesso; seu terceiro single, "Devil or Angel", chegou ao Top Ten em meados de 1960, seguido por "Rubber Ball" no final daquele ano. Um ano depois, o maior sucesso de Vee, "Take Good Care of My Baby", passou três semanas no primeiro lugar, seguido pelo segundo lugar, "Run to Him". Sua fama pareceu diminuir após o single "The Night Has a Thousand Eyes", que chegou ao Top Ten em 1962, por causa  em grande parte ao sucesso dos Beatles e de outros artistas ingleses.  Relembre o grande sucesso "Take Good Care of My Baby" através do link https://www.youtube.com/watch?v=nkWgQgaHMgg&list=RDnkWgQgaHMgg&start_radio=1

Vee apareceu em vários filmes (Just for Fun, Play It Cool) e tentou brevemente lucrar com o fenômeno britânico — com o decepcionante Bobby Vee Sings the New Sound from England! —, mas também gravou músicas de suas primeiras influências, incluindo Buddy Holly and the Crickets . Vee continuou nas paradas ao longo dos anos 60 e chegou a atingir o Top Ten novamente em 1967 com "Come Back When You Grow Up", mas após uma breve tentativa de gravações mais sérias, ele entrou no circuito de clássicos do rock & roll. Faleceu em 2016, aos 73 anos.

Honeycombs, a banda de som hipnotizante do Rock


Radiografia da Notícia

Os singles e álbuns da banda foram produzidos pelo lendário Joe Meek

Luís Alberto Alves/Hourpress

 Famosos por seu hit internacional Top Five de 1964, "Have I the Right", os Honeycombs possuíam uma veia apaixonada, mesmo para os padrões da Invasão Britânica. Seu som era uma estranha combinação de influências: a guitarra solo vibrante e penetrante de Alan Ward , a bateria imponente de Honey Lantree , os vocais trêmulos de Dennis D'Ell , a guitarra base de Martin Murray e o baixo de John Lantree combinavam-se para um efeito hipnotizante. Os singles e álbuns da banda foram produzidos pelo lendário Joe Meek , que usou todos os seus truques de estúdio — incluindo órgão fantasmagórico e compressão que atinge o ouvinte como um soco no peito — para dar aos Honeycombs um estilo inconfundível. 

Embora nenhuma de suas outras músicas tenha encontrado tanto público quanto "Have I the Right", canções como "Color Slide" e "That's the Way" e álbuns como " The Honeycombs ", de 1964, e " All Systems Go!" , de 1965, foram um sucesso. variam do pop animado às baladas estilo Roy Orbison e ao proto-garage rock, provando que havia mais em seu trabalho do que apenas seu grande sucesso.

Originalmente chamada de Sheratons, a banda foi formada em Hackney em 1963 pelo guitarrista base Martin Murray , um músico autodidata que formou seu primeiro grupo, o Black Rebels, em meados dos anos 50 em resposta à febre do skiffle que dominava as paradas do Reino Unido. Para completar os Sheratons, Murray recrutou o vocalista Dennis D'Ell (nascido Dennis Dalziel ) após conhecê-lo na pista de boliche onde trabalhava e ouvir as demos de D'Ell . 

Interesse

O guitarrista Allan Ward foi recomendado a Murray pelo amigo em comum John Lantree , e o baterista original Chris Chaplin se conectou com a banda por meio de um anúncio que ele colocou em uma loja de música local. Eventualmente, Lantree se juntou ao grupo como baixista. Essa formação da banda gravou o single "Do the Blues" no Pye Studios com o empresário pop Les Conn, mas a música não conseguiu atrair muito interesse.

Em outubro daquele ano, Chaplin deixou os Sheratons para se tornar arquiteto. Enquanto Murray guardava a bateria de Chaplin na sala de música que mantinha acima do salão de cabeleireiro que administrava, sua assistente (e irmã de John Lantree ) , Anne Margot "Honey" Lantree, apaixonou-se pela bateria. Ela tocava com tanta paixão que Murray a contratou como baterista dos Sheratons. Na época, uma baterista era  raridade; combinada com seu penteado colmeia da moda, ela dava aos Sheratons um toque visual que chamava a atenção. 

A banda tocava três vezes por semana em um pub chamado Mildmay Tavern, na Balls Pond Road, no East End de Londres. Em fevereiro de 1964, eles tiveram a sorte de serem vistos pelos compositores promissores Alan Blaikley e Ken Howard , que foram atraídos pelas multidões de adolescentes que atraíam. Blaikley gostou do som deles — uma mistura de R&B, padrões de rock & roll e instrumentais — e tinha uma música para oferecer.

Japão

"Have I the Right?" foi lançado pela Pye Records em junho de 1964, mas não antes de o quinteto mudar seu nome para Honeycombs, graças ao diretor administrativo e, posteriormente, presidente da Pye Records, Louis Benjamin. Após uma estagnação inicial na metade das paradas, "Have I The Right?" foi adquirida pela renomada estação pirata Radio Caroline. No final de agosto, alcançou o primeiro lugar na Inglaterra (e também, posteriormente, na Austrália, África do Sul e Japão) e o quinto lugar nos Estados Unidos. Após o sucesso do single, o Honeycombs excursionou pelo Extremo Oriente e Austrália, conquistando um grande número de fãs no Japão.

Gravado em um mês, o álbum de estreia homônimo do Honeycombs (lançado como Here Are the Honeycombs nos EUA pelo selo Interphon de Vee-Jay) foi lançado em setembro de 1964. Embora destacasse a soberba guitarra de Martin Murray , o som distinto de Ward e apresentasse os vocais de Honey Lantree em "That's the Way", a sorte da banda já estava minguando. Na semana do lançamento do álbum, Murray quebrou o braço e a perna direitos, e o guitarrista de estúdio Peter Pye assumiu seu lugar enquanto ele se recuperava. O single de outubro "Is It Because" alcançou a posição 38 na parada de singles do Reino Unido, e "Eyes" de novembro não conseguiu entrar nas paradas. 

Após o suicídio de Meek em fevereiro de 1967, o Honeycombs se separou. D'Ell lançou um par de 45s para a British CBS e Decca naquele mesmo ano. Mais tarde, ele passou por bandas mais blueseiras e menos pop e, a partir dos anos 80, também liderou várias versões mais recentes do Honeycombs. Logo após a separação da banda, Honey Lantree teve uma curta carreira solo; mais tarde, ela frequentemente se apresentou com D'Ell e só parou de tocar quando D'Ell morreu em 2005, aos 61 anos. Lantree faleceu em 2018, aos 75 anos. Murray trabalhou como produtor e reformou o Honeycombs com uma nova formação em 2004 e, finalmente, regravou as músicas do grupo para o set de 2016, 304 Holloway Road Revisited . Nos anos seguintes à separação da banda, inúmeras reedições e coletâneas foram lançadas, incluindo " Have I the Right?", de 2020 .

Duane Eddy, a guitarra instrumental do Rock na década de 1950

 

Radiografia da Notícia

* Esse som vibrante foi criado em colaboração com o produtor Lee Hazlewood

Luís Alberto Alves/Hourpress

Os sucessos instrumentais de rock & roll de Duane Eddy no final dos anos 50 foram imensamente influentes, e seu som vibrante e ecoante era instantaneamente reconhecível em canções como "Rebel Rouser" e "Peter Gunn". Junto com Chuck Berry , Eddy foi responsável pela popularização da guitarra elétrica. Seus riffs graves e vigorosos puderam ser ouvidos em nada menos que 15 sucessos do Top 40 entre 1958 e 1963. Ele também foi um dos primeiros astros do Rock a entrar com sucesso no mercado de LPs, e seu legado pode ser encontrado em gêneros que vão da Surf Music ao Punk.

Esse som vibrante foi criado em colaboração com o produtor Lee Hazlewood , um disc jockey do Arizona que Eddy conheceu enquanto frequentava uma estação de rádio na adolescência. No final dos anos 50, Hazlewood se ramificou na produção. Antes de Eddy começar a gravar, sua principal influência foi Chet Atkins , mas, por sugestão de Hazlewood , ele começou a se concentrar em linhas de guitarra na extremidade inferior das cordas. 

O riff de abertura de seu single de estreia, "Movin' and Groovin'", seria usado pelos Beach Boys cinco anos depois para abrir "Surfin' USA". Foi o próximo 45, "Rebel Rouser", que realmente o consolidaria como uma estrela nacional, alcançando o Top Ten em 1958. Abrindo com um riff de guitarra pesado e sujo, continua sendo a música com a qual ele é mais frequentemente identificado.

Filme

A série de sucessos fenomenal de Eddy nos anos seguintes — "Peter Gunn", "Cannonball", "Shazam" e "Forty Miles of Bad Road" foram provavelmente os melhores — contribuiu para manter vivo o espírito atrevido do rock & roll numa época em que corria o risco de ser diluído. Grande parte dessa atrevimento não se devia apenas ao próprio Eddy, mas aos solos de saxofone estridente de Steve Douglas , que se tornaria um dos melhores músicos de estúdio da indústria. Eddy, no entanto, teria seu maior sucesso em 1960, quando adoçou o som com cordas para o tema do filme "Because They're Young". Veja a beleza dessa canção no link https://www.youtube.com/watch?v=bKm2_67xtVs&list=RDbKm2_67xtVs&start_radio=1

Ele continuou a fazer shows ao vivo e em 2018 fez uma série de concertos no Reino Unido para comemorar seu 80º aniversário. Dois anos depois, seu trabalho distinto de guitarra foi destaque no álbum Uncivil War de Shemekia Copeland , bem como no álbum Johnny Cash and the Royal Philharmonic . Sua última aparição em uma música durante sua vida foi em "Going Home", uma faixa beneficente de estrelas organizada por Mark Knopfler . Eddy faleceu em 30 de abril de 2024.

Sonny Curtis, da lendária banda de Buddy Holly

Radiografia da Notícia

 Curtis se juntou à banda de Holly , a Three Tunes , em 1956 como violinista

Luís Alberto Alves/Hourpress

Sonny Curtis esteve envolvido com música country por mais de 40 anos, compondo músicas gravadas por inúmeras estrelas, entre elas os Everly Brothers , Hank Williams Jr. e até mesmo Bing Crosby . Ele nasceu e cresceu perto de Lubbock, Texas, e começou a se apresentar ainda adolescente na rádio local, tocando violino no popular programa Buddy & Bob, que apresentava um promissor Buddy Holly Waylon Jennings também era DJ na estação e, juntos, todos se apresentavam no cinema da cidade durante os intervalos.

 Curtis se juntou à banda de Holly , a Three Tunes , em 1956 como violinista, guitarrista e vocalista; quando o grupo foi para Nashville para gravar com o famoso produtor Owen Bradley , eles gravaram uma das músicas de Curtis, "Rock Around with Ollie Vee". Eventualmente, Curtis deixou Holly amigavelmente e começou a excursionar com Slim Whitman antes de fazer sua estreia solo em 1958 com o single "Wrong Again".

Após a trágica morte de Holly em 1959, sua banda, os Crickets , convidou Curtis para ser seu guitarrista e vocalista principal. Ele foi convocado em 1960 e transferido para Fort Ord, onde compôs a música "Walk Right Back", um grande sucesso dos Everly Brothers em 1961 e posteriormente popularizada por Andy Williams , Perry Como e Anne Murray .

Apesar de uma série de sucessos de médio alcance, incluindo "My Way of Life", "Atlanta Georgia Stray" e "The Straight Life", Curtis teve seu maior sucesso como compositor. Uma de suas canções mais conhecidas e gravadas foi "I Fought the Law", que foi composta por artistas como Bobby Fuller Four , The Clash e Lou Reed . Ele também compôs a música tema do The Mary Tyler Moore Show, "Love Is All Around", que se tornou um hit no Top 30 das paradas country. No início dos anos 90, Curtis também compôs a música tema do programa de TV Evening Shade. Ele morreu em 19 de setembro de 2025.

Veja no link o grande sucesso "Love is all around": https://www.youtube.com/watch?v=uLTKkxf25Tc&list=RDuLTKkxf25Tc&start_radio=1


The Shadows, a banda do sucesso "Tema para jovens enamorados"

 

Radiografia da Notícia

 A primeira apresentação foi num jantar dançante 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Os Shadows são geralmente considerados o grupo instrumental britânico por excelência e, juntamente com a banda americana The Ventures e o grupo sueco The Spotnicks , um dos grupos instrumentais mais populares do mundo. Essa banda foi a primeira a dominar as paradas de sucesso do Reino Unido, tocando apenas canções instrumentais. As suas raízes remontam a Cheshunt, Hertfordshire, início de 1958, o cantor e guitarrista Harry Webb se uniu ao baterista Terry Smart e ao outro guitarrista Norman Mitham para formar o grupoThe Drifters.

Porém, não sabiam que nos Estados Unidos já existia uma banda com esse mesmo nome. A primeira apresentação foi num jantar dançante e depois pisaram no Café 2l´s no Soho de Londres. O local era onde Tommy Steele fora descoberto e também recebia a visita de outros produtores musicais, engenheiros de gravação e empresários na busca por novos talentos. Era a Meca do Rock. 

Canção

 Ao tocar Rock norte-americanos de forma competente formaram fãs. Nestes shows seduziram John Foster que seria o primeiro empresário da banda, e Ian Samwell, outro guitarrista. Curiosidade: no ínicio a banda não tinha baixista. Logo o vocalista Harry Webb adotou o nome artístico de Cliff Richards. Com Richard na guitarra, Mitham, Samwell, Ken Pavey e Terry Smart gravaram a fita demo "Breathless" b/w "Lawdy Miss Clawdy". Ela chegou às mãos de Norrie Paramor, produtor da EMI. 

No estúdio, a banda ganhou a força de Ernie Shaw  e Frank Clarke no baixo. O grupo lançou o hit "Schoolboy Crush" b/w "Move It". A primeira canção era uma balada para adoçar corações de adolescentes, mas "Move It" tinha a pegada do Rock estilo Elvis Presley. Era o começo da estrada do sucesso. No Brasil, eles ficaram famosos por causa da balada, que em português ganhou o nome de "Tema para jovens enamorados", gravada pela banda paulistana The Jet Black´s .

Confira no link essa versão original dos The Shadows: https://www.youtube.com/watch?v=ck1-vVIFt3U&list=RDck1-vVIFt3U&start_radio=1