Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Burt Bacharach, o maestro e compositor de grandes sucessos


Radiografia da Notícia

O trabalho de Bacharach naquele filme resultou em dois Oscars: melhor canção e melhor trilha sonora

* Suas canções exuberantes e pungentes praticamente definiram e, finalmente, transcenderam o pop Brill Building dos anos 1960

Alguns dos outros parceiros de composição de Bacharach ao longo dos anos incluíram nomes como Bob Hilliard e Paul Anka 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Um dos mais importantes compositores de música popular da segunda metade do século XX, as criações sofisticadas, porém alegres, de Burt Bacharach tomam emprestado do cool jazz, soul, bossa nova brasileira e pop tradicional. Depois de ter seu primeiro hit no Top 20 em 1957 com "The Story of My Life", interpretada por Marty Robbins , suas canções exuberantes e pungentes praticamente definiram e, finalmente, transcenderam o pop Brill Building dos anos 1960. Bacharach apareceu na parada Billboard Hot 100 mais de 80 vezes, a grande maioria de suas canções foi o produto de sua longa parceria com o letrista Hal David . Juntos, eles alcançaram o Top Five com faixas como "Magic Moments" ( Perry Como , 1958), "Only Love Can Break a Heart" ( Gene Pitney , 1962), "I Say a Little Prayer" ( Dionne Warwick , 1967) e "Raindrops Keep Fallin' on My Head" ( BJ Thomas ) da trilha sonora de Butch Cassidy and the Sundance Kid , de 1969. 

O trabalho de Bacharach naquele filme resultou em dois Oscars: melhor canção e melhor trilha sonora. Nos anos 80, ele se juntou a Carole Bayer Sager para uma série de canções de sucesso que incluíam as número um "Arthur's Theme" ( Christopher Cross , 1981; escrita com Peter Allen ) e "On My Own" (Patti Labelle e Michael McDonald , 1986). "Arthur's Theme" rendeu a Bacharach um terceiro Oscar. Em 1998, o álbum Painted from Memory , uma colaboração com Elvis Costello , lançou outra parceria recorrente. Alguns dos outros parceiros de composição de Bacharach ao longo dos anos incluíram nomes como Bob Hilliard e Paul Anka . Quase 50 anos após seu primeiro sucesso, ele escreveu suas próprias letras pela primeira vez para seu álbum solo vencedor do Grammy At This Time , lançado em 2005. Em 2011, a Biblioteca do Congresso concedeu a Bacharach e David o Prêmio Gershwin de Canção Popular. Ele lançou Blue Umbrella , um EP com o cantor/compositor Daniel Tashian , em 2020.

Nascido em 12 de maio de 1928 em Kansas City, Bacharach estudou violoncelo, bateria e piano quando criança, e mais tarde foi transplantado para Nova York por seu pai, um colunista sindicalizado. O tempo gasto em Nova York lhe deu a chance de entrar furtivamente em clubes para assistir seus heróis do bebop Dizzy Gillespie e Charlie Parker ; ele também tocou em várias bandas de jazz durante a década de 1940. Bacharach estudou teoria musical e composição na Mannes School em Nova York, no Berkshire Music Center, na New School for Social Research (com Darius Milhaud ), na Universidade McGill de Montreal e na Music Academy of the West em Santa Barbara, Califórnia. Um período no Exército interrompeu seus estudos de música, mas mesmo enquanto servia na Alemanha, Bacharach arranjou e tocou piano para uma banda de dança. Ele também se apresentou em casas noturnas e apoiou Steve Lawrence , os Ames Brothers e Paula Stewart . Bacharach foi dispensado em 1952 e se casou com Stewart em 22 de dezembro do ano seguinte.

Top

Ao retornar aos EUA, ele começou a escrever músicas para Lawrence , Patti Page , Ames Brothers e outros, mas seu primeiro sucesso veio de Marty Robbins no final de 1957, quando Robbins levou "The Story of My Life" para o Top 20 americano e o primeiro lugar na Inglaterra. O single também foi notável por seu co-escritor, Hal David , que se tornou o parceiro de composição de Bacharach e colaborou na maioria de seus grandes sucessos. A equipe Bacharach/ David seguiu em janeiro de 1958 com "Magic Moments" de Perry Como , outro líder das paradas do Reino Unido e uma entrada no Top Five nos Estados Unidos. O casamento de Bacharach se dissolveu em 1958, e ele partiu para a Europa para fazer uma turnê com Marlene Dietrich . Ao retornar em 1961, ele escreveu várias músicas para os Drifters com Bob Hilliard (incluindo "Mexican Divorce" e "Please Stay") antes de se reunir com Hal David . Em uma sessão de arranjos, ele encontrou a cantora que se tornaria o veículo definitivo para suas canções: Dionne Warwick , que estava trabalhando como membro do grupo vocal de apoio dos Drifters , os Gospelaires .

No final de 1962, Bacharach e David começaram a concentrar a maior parte de sua energia de composição em Warwick , que recebeu 15 singles no Top 40 de 1962 a 1968 (incluindo os Top Tens "Anyone Who Had a Heart", "Walk on By", "Message to Michael", "I Say a Little Prayer", "Valley of the Dolls" e "Do You Know the Way to San Jose?"). A dupla também permaneceu dominante na Inglaterra, onde Frankie Vaughan , Cilla Black , Sandie Shaw , Walker Brothers e Herb Alpert atingiram o primeiro lugar com composições de Bacharach/ David . Em 1965, Bacharach se casou com a atriz Angie Dickinson e alcançou o quarto lugar na parada de singles do Reino Unido com sua própria performance de "Trains and Boats and Planes". Ele lançou vários álbuns solo populares, incluindo Reach Out de 1967 e Make It Easy on Yourself de 1969 

Como se sua agenda não estivesse ocupada o suficiente ao longo dos anos 60, Bacharach contribuiu com trilhas sonoras para filmes como What's New Pussycat? (1965), Casino Royale (1967) e Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969). Este último ganhou o Bacharach Academy Awards de Melhor Trilha Sonora Original e, com David , Melhor Canção Original por "Raindrops Keep Fallin' on My Head". No final dos anos 60, a dupla também escreveu as músicas para o musical da Broadway de Neil Simon , Promises, Promises . Durante sua temporada de três anos na Broadway, ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical, e Bacharach atingiu o Hot 100 com seu próprio nome com o show "I'll Never Fall in Love Again" em 1969.

Álbuns

A década seguinte pareceu brilhante para Burt Bacharach no início, quando os Carpenters levaram "(They Long to Be) Close to You" para o número um nos EUA em julho de 1970. Um ano depois, ele chegou ao Top 20 da Billboard 200 com um álbum homônimo de 1971, apresentando suas interpretações de composições de sucesso anteriores. Logo depois, no entanto, disputas legais em torno do filme musical Lost Horizon (1973) acabaram com o relacionamento de trabalho de Bacharach com Hal David e -- temporariamente -- Dionne Warwick . Seus álbuns subsequentes foram comercialmente decepcionantes e, em 1980, ele e Dickinson se divorciaram.

Finalmente, após um pequeno sucesso de Jackie DeShannon em 1980 ("I Don't Need You Anymore", que ele escreveu com Paul Anka ), Bacharach colaborou com Christopher Cross , Carole Bayer Sager e Peter Allen no vencedor do Oscar "Arthur's Theme (Best That You Can Do)". Lançado em agosto de 1981, tornou-se a primeira música de Bacharach a chegar ao topo da Billboard Hot 100 desde "Raindrops Keep Fallin' on My Head". Ele se casou com Bayer Sager apenas um ano depois, e juntos eles escreveram o hit Top 20 de Roberta Flack , "Making Love", bem como "Heartlight", que Neil Diamond levou ao número cinco.

Em 2000, Bacharach compôs a trilha sonora do fracasso de bilheteria Isn't She Great antes de retornar com seu próprio álbum de estúdio, At This Time , de 2005. Ele encontrou Bacharach escrevendo letras pela primeira vez. Tonio K ajudou com as letras, e Elvis Costello , Dr. Dre , Chris Botti e Rufus Wainwright também contribuíram para o álbum. Live at the Sydney Opera House , com a Sydney Symphony Orchestra, apareceu em 2008, ano em que Bacharach comemorou seu 80º aniversário.

Em 2011, ele e Hal David foram premiados com o Prêmio Gershwin de Canção Popular e, em 2016, Bacharach retornou com música para o filme independente A Boy Called Po . O longa-metragem de Elvis Costello , Look Now, de 2018, apresentou três músicas escritas com Bacharach. Este último então colaborou com Daniel Tashian no EP Blue Umbrella de cinco faixas , que chegou em 2020. Burt Bacharach morreu em sua casa em Los Angeles, Califórnia, em 8 de fevereiro de 2023. Ele tinha 94 anos de idade.





Jose Feliciano, ator do grande sucesso "Affirmation"


Radiografia da Notícia

Ao longo dos anos 70 e 80, ele continuou sendo um artista popular em turnê e gravação

 Na sétima década de sua carreira, ele ainda era requisitado, lançando um par de álbuns em 2022

*  Feliciano marcou um grande sucesso americano com seu cover de 1968 de "Light My Fire" do Doors

Luís Alberto Alves/Hourpress

Um dos mais proeminentes artistas latinos da era pop, o guitarrista, cantor e compositor porto-riquenho José Feliciano encontrou sucesso no mainstream no final dos anos 1960 com sua atraente mistura de violão flamenco, Bolero, Folk e música Pop fácil de ouvir. Já um sucesso na América Latina, Feliciano marcou um grande sucesso americano com seu cover de 1968 de "Light My Fire" do Doors , antes de incitar polêmica com sua interpretação jazzística de "The Star Spangled Banner" durante a World Series em outubro daquele ano. Seu clássico pop de Natal de 1970 "Feliz Navidad" se tornou uma das canções mais onipresentes do cânone natalino. 

Ao longo dos anos 70 e 80, ele continuou sendo um artista popular em turnê e gravação, lançando uma variedade de álbuns em espanhol e inglês, participando de álbuns de grandes artistas como John Lennon , Joni Mitchell e Bill Withers , e compondo para programas de televisão como Chico and the Man e Kung Fu. O sucesso de Feliciano se estendeu até o século seguinte, enquanto ele continuava a explorar uma variedade de estilos musicais, ganhando um par de prêmios Grammy por seu álbum de 2008, Señor Bachata , e gravando uma colaboração de alto nível com Jools Holland no conjunto de jazz e R&B de 2017, As You See Me Now . Na sétima década de sua carreira, ele ainda era requisitado, lançando um par de álbuns em 2022, Right Here Waiting e Love & Christmas.

Feliciano nasceu em 10 de setembro de 1945, em Lares, Porto Rico; vítima de glaucoma congênito, ele ficou permanentemente cego ao nascer. Cinco anos depois, ele e sua família se mudaram para a área do Harlem Espanhol de Nova York; lá Feliciano começou a aprender acordeão, mais tarde pegando violão e fazendo sua primeira aparição pública no El Teatro Puerto Rico do Bronx aos nove anos de idade. Enquanto estava no Ensino Médio, ele se tornou uma figura do circuito de cafeterias de Greenwich Village, eventualmente abandonando a escola em 1962 para aceitar um show permanente em Detroit; um contrato com a RCA seguiu uma apresentação no Gerde's Folk City de Nova York e, em dois anos, ele apareceu no Newport Jazz Festival. Depois de se curvar com o single de novidade de 1964 "Everybody Do the Click", ele lançou seu LP de estreia com sabor de flamenco The Voice and Guitar of Jose Feliciano , lançado no início do ano seguinte por The Fantastic Feliciano .

Música

Insatisfeito com a direção de sua música após o lançamento de A Bag Full of Soul , de 1966 , Feliciano retornou às suas raízes, lançando três LPs consecutivos em espanhol — Sombras...Una Voz, Una Guitarra, Mas Exitos de Jose Feliciano e Sentimiento, La Voz y La Guitarra — pela RCA International, marcando presença nas paradas pop latinas com os singles "La Copa Rota" e "Amor Gitana". Com Feliciano!, de 1968 , ele conseguiu um sucesso marcante com uma leitura comovente de "Light My Fire", do Doors , que o lançou à estratosfera pop mainstream; um cover estrondoso de "Hi Heel Sneakers", de R&B, de Tommy Tucker, solidificou seu sucesso, e logo Feliciano se viu cantando o hino nacional durante a World Series de 1968 em Detroit. Sua interpretação idiossincrática da música em jazz latino provou ser altamente controversa e, apesar do clamor de tradicionalistas e nacionalistas, seu status como um herói emergente da contracultura foi garantido, com um single de sua interpretação também se tornando um sucesso.

Em 1969, Feliciano gravou três LPs — Souled , Alive Alive-O! e 10 to 23 — e ganhou um Grammy de Melhor Artista Revelação, embora tenha sido seu álbum de Natal autointitulado de 1970 que rendeu sua canção original mais duradoura. "Feliz Navidad", seu hit pop latino de fim de ano, tornou-se um clássico natalino perene nas décadas seguintes e foi amplamente regravado por outros artistas. Durante o restante dos anos 70, Feliciano continuou ativo, fazendo turnês anualmente e lançando vários LPs em inglês e espanhol, incluindo Compartments , produzido por Steve Cropper em 1973 ; ele também apareceu no hit de Joni Mitchell "Free Man in Paris" e foi convidado em várias séries de televisão, incluindo Kung Fu e McMillan and Wife. Ele também escreveu a música tema do seriado Chico and the Man, que chegou ao Top 100 de singles em 1974.

Em 1980, Feliciano foi o primeiro artista contratado pela nova divisão latina da Motown, fazendo sua estreia na gravadora com um esforço homônimo no ano seguinte. Sua produção gravada diminuiu ao longo da década, embora ele ocasionalmente ressurgisse com LPs, incluindo Tu Inmenso Amor de 1987 e I'm Never Gonna Change de 1989. Uma escola no East Harlem foi renomeada para Jose Feliciano Performing Arts School em sua homenagem. Em 1996, ele também apareceu brevemente no filme de sucesso Fargo e em 2000 recebeu o Grammy Legend Award. Um punhado de álbuns em espanhol apareceu no início da década e em 2006, Feliciano retornou com o álbum instrumental Six-String Lady, dando início a uma corrida prolífica que viu um fluxo constante de lançamentos até a década de 2010. Seu projeto de maior destaque durante este período foi um álbum de dueto de 2017 com Jools Holland chamado As You See Me Now . Indo para a próxima década, Feliciano se reuniu com o produtor de longa data Rick Jarrard para Behind This Guitar de 2020 , seu primeiro álbum a ser gravado em Nashville.

Ano

 O álbum compartilhou seu título com um documentário sobre Feliciano, que começou a ser exibido no circuito de festivais de cinema em 2020. Em 2022, Feliciano recebeu o prêmio Legend no Billboard Latin Music Awards; ele foi o primeiro artista a receber a homenagem. Foi um ano movimentado que viu dois lançamentos do artista veterano. Right Here Waiting foi um conjunto de músicas clássicas que incluíam novas gravações de "Light My Fire" e o tema de Chico and the Man. Mais tarde no ano, ele lançou Love & Christmas, um EP de sete músicas que incluía um par de canções natalinas ("Viva La Navidad" e "Little Drummer Boy"), bem como um cover com sabor latino de "Purple Haze" de Jimi Hendrix e uma versão em espanhol de "Human Nature" de Michael Jackson .

Ed Lincoln, o mestre de canções de Samba Rock


Radiografia da Notícia

*  Seus maiores sucessos como compositor/intérprete foram "Quero Amar" (com Durval Ferreira ), "O Ganso" (com D'Orlann), "O Bêbado" ( Durval Ferreira /Orlandivo), "Confissão" ( Luís Bandeira ), "É O Cid" (com Sílvio Cesar), "Palladium" (com Orlandivo

Já era pianista quando criança, mas seu primeiro emprego foi em um jornal, escrevendo sobre Carnaval e esportes

Nos anos 50, também acompanhou Claudette Soares , Baden Powell e Dolores Durán. Em 1958, tornou-se pianista do grupo de Djalma Ferreira

Luís Alberto Alves/Hourpress

Ed Lincoln construiu uma reputação como um baixo de jazz de primeira linha no período inicial da bossa nova. Como artista solo, ele dedicou sua discografia e apresentações ao vivo à frente de seu próprio grupo à dance music em vários estilos. Ele também acompanhou muitos artistas importantes como Baden Powell , Claudette Soares e Ed Motta . Seu trabalho foi descoberto por DJs ingleses e fez sucesso nos anos 90 naquele país. Seus maiores sucessos como compositor/intérprete foram "Quero Amar" (com Durval Ferreira ), "O Ganso" (com D'Orlann), "O Bêbado" ( Durval Ferreira /Orlandivo), "Confissão" ( Luís Bandeira ), "É O Cid" (com Sílvio Cesar), "Palladium" (com Orlandivo), "Na Onda Do Berimbau" ( Oswaldo Nunes ) e "Ai Que Saudade Dessa Nega". Sua interpretação para "Jogaram o Caxangá" foi incluída na coletânea CD Samba Soul 70! - Rare Groove Party (Ziriguiboom/Crammed, 2001). Seu arranjo para "The Blueswalk" ( Clifford Brown ) se tornou um sucesso no Carnaval.

Já era pianista quando criança, mas seu primeiro emprego foi em um jornal, escrevendo sobre Carnaval e esportes no Jornal do Povo de sua cidade natal. Mudando-se para o Rio em 1951, trabalhou como burocrata até conhecer Johnny Alf , Luís Eça e Sérgio Ricardo na Rádio Roquette Pinto. Tornou-se um renomado contrabaixista de jazz e foi convidado por Dick Farney para integrar seu grupo em 1953. No mesmo período, atuou em vários filmes como maestro. Com o pianista Luís Eça e o violonista Paulo Ney, tocou no Hotel Plaza, o mais importante local de nascimento da bossa nova e ponto de encontro dos músicos de jazz. Com eles, gravou o LP Trio Plaza. 

Sucesso

Nos anos 50, também acompanhou Claudette Soares , Baden Powell e Dolores Durán. Em 1958, tornou-se pianista do grupo de Djalma Ferreira , na boate Djalma's Drink. Após o assassinato de Ferreira, ele teve que substituí-lo no órgão, adotando o instrumento, com o qual gravaria muitos discos solo. No início dos anos 60, gravou o primeiro disco solo, Ao Teu Ouvido (Hélio), usando pela primeira vez o nome Ed Lincoln. Foi uma fase de grande sucesso e ele e seu grupo animaram muitas festas e gravaram vários discos.

Em 1963 sofreu um acidente de carro e nos sete meses em que teve de descansar foi substituído à frente do seu grupo pelo jovem Eumir Deodato . O trompetista Cláudio Roditi também se juntou à sua banda em 1968. No mesmo período, organizou um selo independente, o Savoya Discos, e tornou-se produtor, revelando grupos como Os Lobos (grupo que revelou Dalto). 

Após alguns meses passados ​​em 1970 nos EUA, Lincoln retornou ao Brasil e montou seu próprio estúdio de gravação, com o qual trabalha até hoje, lançando álbuns easy listening produzidos por ele sozinho no computador sob vários pseudônimos como Orquestra Romance Tropical, Gloria Benson, Orquestra Los Angeles, e outros. Nos anos 90, seus antigos discos de vinil fora de catálogo com músicas como "Cochise" e "Se Você Quiser" foram pirateados por DJs ingleses e fizeram sucesso nas pistas de dança daquele país. Lincoln também tocou em "Conversa Mole", incluída no álbum As Segundas Intenções, de Ed Motta .

Eumir Deodato, o produtor de grandes sucessos nos Estados Unidos


Radiografia da Notícia

 Ele também trabalhou nas trilhas sonoras de grandes filmes, como The Onion Field, The Exorcist e muitos outros

Artistas que gravaram suas composições incluem Sarah Vaughan , Milt Jackson , Joe Pass , George Benson , Lee Ritenour , Pérez Prado e the Emotions

Aos 12 anos, Deodato começou a aprender acordeão. Dois anos depois, iniciou seus estudos de piano, orquestração, arranjo e regência, e começou a tocar em bailes e casas noturnas

Luís Alberto Alves/Hourpress

Eumir Deodato foi pianista/tecladista, produtor e arranjador em mais de 450 álbuns e ganhou 16 discos de platina. A lista dos principais artistas com quem ele colaborou é muito extensa para citar, mas inclui Tony Bennett , Frank Sinatra , Tom Jobim , Wes Montgomery , João Donato , Kool & the Gang (o grupo com o qual ele tocou entre 1979 e 1983), Earth, Wind & Fire e Michael Franks . Ele também trabalhou nas trilhas sonoras de grandes filmes, como The Onion Field, The Exorcist e muitos outros. Artistas que gravaram suas composições incluem Sarah Vaughan , Milt Jackson , Joe Pass , George Benson , Lee Ritenour , Pérez Prado e the Emotions .


Aos 12 anos, Deodato começou a aprender acordeão. Dois anos depois, iniciou seus estudos de piano, orquestração, arranjo e regência, e começou a tocar em bailes e casas noturnas. Em 1959, tornou-se membro dos grupos de 
Roberto Menescal e Durval Ferreira , tocando Bossa Nova. Suas primeiras composições são desse período. Em 1962, formou seu primeiro grupo, que tinha Roberto Menescal como membro. Saindo do grupo, Deodato começou a escrever arranjos para a Odeon como freelancer, tendo trabalhado nos primeiros discos de Wilson Simonal e Marcos Valle . Em 1964, arranjou e regeu o LP Inútil Paisagem e gravou o LP Os Gatos. Com Os Catedráticos , Deodato gravou os LPs Impulso! Samba (1964), Tremendão (1964) e Ataque , que continha suas composições "Ataque" e "Razão de Viver" (com Paulo Sérgio Valle ). 

Foi membro da comissão que selecionou as composições a serem apresentadas nas primeiras edições do histórico FIC (Festival Internacional da Canção). Tendo selecionado três canções de Milton Nascimento para o II FIC (1967), é considerado o responsável pelo lançamento do compositor.

Clássico

Em 1967, ele se mudou para Nova York, Nova York, para escrever arranjos para um álbum de Luiz Bonfá com Maria Helena Toledo . Ao escrever os arranjos para Beach Samba de Astrud Gilberto , ele conheceu Creed Taylor , que o contratou para arranjar para outros artistas do CTI como Tony Bennett , Frank Sinatra , Roberta Flack , Paul Desmond , Tom Jobim , Walter Wanderley e Aretha Franklin . Durante este período, Deodato também trabalhou com Ray Bryant . Em 1969, ele lançou o clássico LP Donato/Deodato com João Donato .

 Seu arranjo de "Also Sprach Zarathustra" ( Richard Strauss ) foi incluído no álbum de 1973 de Deodato, Prelude , que vendeu 5 milhões de cópias e ganhou prêmios das revistas Billboard, Cashbox, Record World e Playboy, e também ganhou um Grammy de Melhor Performance Instrumental Pop/Rock. Tendo tocado no Hollywood Bowl com a CTI All-Stars Band , ele formou seu próprio grupo, que abriu no Madison Square de Nova York em 1973. Após muitos anos de intensas turnês, arranjos, produções e lançamentos de álbuns individuais, Deodato trabalhou com Björk , arranjando seus álbuns Post , Telegram e Homogenic . Também nos anos 90, ele trabalhou com os artistas brasileiros Gal Costa , Titãs ( Vol. II ) e Carlinhos Brown ( Omelete Man ). Em 2000, Deodato escreveu os arranjos para a trilha sonora do filme Bossa Nova de Bruno Barreto .

Adeus a Sergio Mendes, embaixador da música brasileira no mundo


Radiografia da Notícia

* No dia 6 de setembro, complicações da Covid 19 matou o artista Sergio Mendes

Durante esse período, ele também se tornou uma estrela da música internacional e um dos músicos mais populares da América do Sul

*  Vencedor do Grammy de 1993 , e até mesmo adotando novos sons, incluindo música eletrônica e hip-hop, como fez em Encanto , produzido por will.i.am , de 2008, e Magic, de 2014

Luís Alberto Alves/Hourpress

Um dos maiores artistas pop crossover brasileiros de sua geração, Sergio Mendes ajudou a definir o som do pop latino e da Dance Music no século XX. Durante a maior parte da segunda metade dos anos 60, Mendes foi o artista brasileiro mais vendido nos Estados Unidos, com singles de grande sucesso como "Mas Que Nada" e LPs como Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brasil '66 que regularmente chegavam ao Top Five. 

Seus discos com seu grupo Brasil '66 regularmente percorriam os mercados pop doméstico e internacional na América, sendo tocados intensamente em estações de rádio AM, tanto Rock quanto easy listening, e ele deu à sua gravadora, A&M, algo a oferecer aos ouvintes de Jazz leve além do trabalho do cofundador da empresa, Herb Alpert . Durante esse período, ele também se tornou uma estrela da música internacional e um dos músicos mais populares da América do Sul. Em constante evolução, Mendes continuou a desenvolver seu som, incluindo a reexploração de ritmos baianos no álbum Brasileiro , vencedor do Grammy de 1993 , e até mesmo adotando novos sons, incluindo música eletrônica e Hip-Hop, como fez em Encanto , produzido por will.i.am , de 2008, e Magic, de 2014 .

Nascido filho de um médico em Niterói, Brasil, Mendes começou a estudar música no conservatório local ainda menino, com a intenção de se tornar um pianista clássico. Ele estava morando no Rio de Janeiro quando a febre da Bossa Nova atingiu o pico em meados dos anos 50 e, aos 15 anos, abandonou a música clássica em favor da Bossa Nova. Mendes começou a passar tempo com outros jovens músicos brasileiros no Rio de Janeiro, absorvendo a efervescência musical ao seu redor na companhia de figuras como Antonio Carlos Jobim e João Gilberto . 

Tarde

Sua companhia foi aumentada pelas visitas periódicas de gigantes do jazz americano como Stan Getz , Dizzy Gillespie , Charlie Byrd , Paul Winter , Roy Eldridge e Herbie Mann . Mendes se tornou o líder de seu próprio grupo, o Sexteto Bossa Rio , e foi ouvido com eles por muitos músicos visitantes. Ele fez sua primeira gravação, Dance Moderno , em 1961 pelo selo Philips Records . Em 1962, Mendes e sua banda estavam tocando no Birdland em Nova York em uma apresentação improvisada com Cannonball Adderley (que estava oficialmente no projeto). Mendes e Adderley gravaram um álbum juntos para a Capitol que foi lançado mais tarde naquele ano.

Sua música inicial, representada em álbuns como Bossa Nova York e Garota de Ipanema , foi fortemente influenciada por Antonio Carlos Jobim , em cujas gravações Mendes trabalhou. Mendes gostou do que viu em sua visita a Nova York e, em 1964, mudou-se para os Estados Unidos, tocando inicialmente em álbuns com Jobim e Art Farmer , e formando o Brasil '65 no ano seguinte. O grupo gravou para a Capitol sem atrair muita atenção no início. Em 1966, no entanto, Mendes e sua banda — renomeada Brasil '66 — assinaram com a A&M Records e algo pareceu clicar entre o grupo e seu público.

Brasil '66 , consistindo em sua primeira encarnação A&M de Mendes nos teclados, Bob Matthews no baixo, João Palma na bateria, José Soares como percussionista, Lani Hall nos vocais e Janis Hansen nos vocais, foi bem-sucedido no lançamento de seu primeiro álbum pela gravadora, com sua mistura de Jazz leve, uma batida de Bossa Nova e melodias pop suaves contemporâneas. Seu LP de estreia autointitulado subiu para o número seis nacionalmente, impulsionado pela presença do single "Mas Que Nada". 

Trio

Seu segundo álbum, Equinox , rendeu um trio de sucessos menores, "Night and Day", "Constant Rain (Chove Chuva)" e "For Me", mas seu terceiro, Look Around , subiu para o número cinco atrás de um single número três do cover do grupo de "Fool on the Hill" dos Beatles e um hit de acompanhamento com "Scarborough Fair", baseado na versão de Simon & Garfunkel da canção folk. Crystal Illusions , de 1969, apresentou uma versão de "(Sittin' On) The Dock of the Bay", de Otis Redding , e o single de sucesso "Pretty World". Dependendo da sensibilidade de cada um, esses covers — especialmente "Fool on the Hill" e "Scarborough Fair" — eram versões pop legítimas e internacionalizadas dos originais, ou eram "música de elevador".

Durante esse período, Mendes também fez várias gravações para a Atlantic, principalmente voltadas para um público de Jazz leve, e várias delas em associação com Jobim . Art Farmer , Phil Woods , Hubert Laws e Claire Fisher estavam entre as figuras do Jazz que apareceram nesses discos, que nunca remotamente atraíram o mesmo nível de interesse ou vendas que seus discos com Brasil '66 . Mendes caminhou com sucesso em uma linha tênue entre o público internacional e doméstico durante a maior parte do final dos anos 60 até o final da década. Ye-Me-Le foi notavelmente menos bem-sucedido do que seus antecessores, e seu single, "Wichita Lineman", foi apenas um sucesso menor. Mendes pareceu perder sua vantagem comercial com a virada da década, e seus dois álbuns seguintes da A&M — Stillness , uma coleção baseada em folk que continha covers de "Chelsea Morning" de Joni Mitchell e "For What It's Worth" de Stephen Stills e Primal Roots , um álbum de música tradicional brasileira — não conseguiu causar nenhuma impressão nas paradas.

Após aparições em vários festivais e uma turnê mundial, Mendes fez uma pequena pausa antes de começar a gravar novamente. Ele assinou com a gravadora OKeh, revivida pela Sony, e gravou um conjunto completamente novo de músicas em Los Angeles, Salvador e Bahia, com uma série de convidados especiais e velhos amigos, incluindo John Legend , will.i.am. e artistas brasileiros como Carlinhos Brown , com quem ele gravou o primeiro single, "One Nation", lançado em One Love, One Rhythm: The 2014 FIFA World Cup Official Album . Magic foi lançado em setembro. Em 2019, ele lançou o álbum de estúdio In the Key of Joy , que foi lançado em conjunto com um documentário sobre sua vida. Incluídas no álbum estavam participações especiais de Common , Hermeto Pascoal , João Donato e outros. Provou ser o último LP que ele lançou em vida — Sérgio Mendes morreu em 6 de setembro de 2024 aos 83 anos por causa de complicações do vírus Covid-19.