Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Double Dee & Steinski, dupla que revolucionou a Black Music


Radiografia da Notícia

* Era DJ e colecionador de discos quando não trabalhava como redator de anúncios

Depois de ouvir em 1983 sobre uma competição nacional para remixar "Play That Beat Mr. DJ"

Soul Brother Number One foi o próximo na lista, e "Lesson Two: The James Brown Mix" introduziu Clint Eastwood , Bugs Bunny e LPs instrucionais na mistura


Luís Alberto Alves/Hourpress

Antepassados ​​de todos os aspectos mais malucos do turntablism, Double Dee & Steinski criaram uma sucessão de obras extralegais de arte de estúdio - "Lesson One: The Payoff Mix", "Lesson Two: The James Brown Mix", "Lesson 3: The History of Hip-Hop" - que rapidamente se tornou um marco dos DJs e alguns dos bootlegs mais valiosos da história do rap. Steinski , nascido Steve Stein , era DJ e colecionador de discos quando não trabalhava como redator de anúncios. 

Depois de ouvir em 1983 sobre uma competição nacional para remixar "Play That Beat Mr. DJ" de GLOBE & Whiz Kid, patrocinada pela Tommy Boy Records (título oficial: "Hey Mr. DJ Play That Beat Down by Law Switch the Licks Mastermix Contest" ), ele se juntou a Double Dee ( Doug Di Franco , engenheiro de estúdio) para produzir "Lesson One: The Payoff Mix", uma faixa que polvilhava os habituais breakbeats do funk com um desfile de samples de longas-metragens e desenhos animados, incluindo todos os tipos de referências da cultura pop. Um painel incluindo Afrika Bambaataa , Arthur Baker e Shep Pettibone concedeu-lhe o primeiro prêmio após uma audição, e o remix ganhou ainda mais airplay do que o original. 

Soul Brother Number One foi o próximo na lista, e "Lesson Two: The James Brown Mix" introduziu Clint Eastwood , Bugs Bunny e LPs instrucionais na mistura. Na época de "Lesson 3: The History of Hip-Hop", o terceiro disco lançado por Tommy Boy, as vítimas ofendidas do sample começaram a exigir sua remoção das prateleiras do varejo e, para a maioria dos fãs de hip-hop, Double Dee & Steinski entraram no reino. do lendário.

Tempo

Enquanto Di Franco voltava ao trabalho de engenheiro, Steinski continuou gravando com "The Motorcade Sped On", um tributo a JFK com samples de transmissões de rádio, Walter Cronkite , o assassinato de Lee Harvey Oswald e o próprio JFK . Os registros subsequentes forneceram comentários sobre a televisão ("We'll Be Right Back") e sobre a Guerra do Golfo ("It's Up to You"), e Steinski também remixou para Frankie Goes to Hollywood . 

Ele também passou um tempo considerável em seu trabalho diário, mas a enorme influência da dupla no Hip-Hop sampladélico finalmente o convenceu a lançar outro, produzido para o programa de rádio Solid Steel, afiliado ao Coldcut , com sede em Londres . Esse disco, Nothing to Fear: A Rough Mix , apareceu em 2002 pelo selo Soul Ting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário