Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 17 de março de 2015

Garnet Mimms: O famoso intérprete da canção “Cry Baby”



Garnet é considerado um dos maiores cantores da Soul Music
Luís Alberto Alves

 Garnet Mimms ficou famoso por causa da sua interpretação para o hit “Cry Baby”, que virou peça chave no repertório de Janis Joplin. A grande entrega ao Gospel fez dele um dos  primeiros grandes cantores de Soul Music. Infelizmente a mídia subestimou o seu talento, visto que nunca mais emplacou nas paradas outra canção igual “Cry Baby” na década de 1960.

 Ele lembrava o estilo de Sam Cooke, outra fera da Black Music naquela época. Nascido em 1933, criou-se na Filadélfia e começou a soltar a linda voz na igreja. Durante a infância se apresentou em diversos grupos evangélicos, incluindo the Evening Stars, the Harmonizing Four e The Norfolk Four, com quem gravou o primeiro disco em 1953, aos 20 anos.

  Em 1958 criou um quinteto de Doo Wop, conhecido como Gainors, no qual fazia parte Sam Bell e Evening Star Howard Tate. Com os Gainors lançou diversos singles no período de três anos, incluindo Red Top, Mercury e Tally Ho.

 Depois saiu do conjunto ao lado de Bell. Graças ao programa American Bandstand de Dick Clark, a Filadélfia virou refúgio para ídolos teen e Mimms levou seu grupo para Nova York em 1963. Na grande Apple conheceu o compositor e produtor Bert Berns. Entrou na United Artists Records. É dessa época o megasucesso “Cry Baby”, que liderou as paradas de R&B de 1963.

 Nesse mesmo ano emplacou “Four Your Precious Love”. Infelizmente Mimms e The Enchanters se separaram em 1964. Ele resolveu apostar em carreira solo. A produção refinada de suas canções refletia a mudança no R&B liderada pela Motown, mesmo com Mimms mantendo o estilo Gospel no cantar.

 Em 1966 lançou os hits "It Was Easier to Hurt Her" e "I'll Take Good Care of You". Não acabou bem-sucedido comercialmente como sua qualidade parecia indicar. No ano seguinte a United Artists moveu sua subsidiária Veep, onde “My Baby” resultou em outro fracasso, mais tarde reparado por Janis Joplin.


 Ele continuou a bater na tecla, gravando quatro singles, sem qualquer sucesso. Entrou na MGM Records. O último suspiro ocorreu em 1977, já na  Arista Records, assinando como Garnet Mimms & The Truckin Company soltou um single na praia Disco Music/Funk “What It Is” produzido pelo fundador da banda Brass Construction, Randy Muller. O fracasso o levou a se aposentar da música após se converter ao cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário