Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Spyder Turner: A aranha da Black Music que veio de West Virginia


Spyder Turner cresceu à sombra da Motown Records
 Spyder Turner, cujo nome de batismo é Dwight David Turner, nasceu em 1947 em West Virginia. Cantor de Soul Music, criou-se em Detroit e participava de vocais de grupos de Doo Wop e Corais na escola de Ensino Médio, na época da adolescência. Começou a gravar discos após vencer concurso no famoso Teatro Apollo, em Nova York. O começou foi como backing vocal para o grupo The Stereophonics e The Fabulous Counts.

 Em 1966 o produtor de discos McMurray viu o grupo de Turner participar de sessão de gravação. Pouco tempo depois assinou contrato com a MGM Records, lançando o single “Stand by Me”, que ficou em terceiro lugar na parada Billboard de Singles Chart e 12º na Billboard Hot 100 no começo de 1967. A seguir lançou álbum completo e o segundo single "I Can't Make it Anymore".

 Insatisfeito com a divisão de Soul Music da MGM Records, passou a trabalhar com Norman Whitfield, escrevendo o hit “Do Your Dance” para Rose Royce. Continuou a gravar no final da década de 1970 e começo da de 1980, incluindo a canção para o filme The Last Dragon. Em 2006 soltou o CD Baby.


 Dois anos depois apareceu na BandTraxs session at Studio A/Detroit, como backing vocal e compositor de várias canções, junto com os cantores Pree, Gayle Butts e outros músicos de Detroit, incluindo o co-produtor Dennis Coffey e Uriel Butts. Sua voz esteve presente nos hits “I"Tell me (crying over you)”, "Glory fleeting" e "Suddenly there's you", e com a rapaziada do BandTraxs no Funk/RAP “Detroit (city by the river)". A jamsession foi organizada pelo arranjador da Motown, David J.Van De Pitte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário