Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Lou Donaldson: Outro grande nome do saxofone

 Aos 25 anos, seu estilo estava totalmente formado

Donaldson começou a tocar aos 15 anos


Luís Alberto Alves/Hourpress

Lou Donaldson tem sido um excelente bop altoista influenciado por Charlie Parker, mas com um estilo mais baseado em Blues. Seu tom característico tem sido ouvido em uma variedade de configurações de pequenos grupos, e ele gravou dezenas de conjuntos dignos e espirituosos (se um tanto previsíveis) ao longo dos anos.

Donaldson começou a tocar clarinete aos 15 anos, logo mudando para o alto. Ele frequentou a faculdade e se apresentou em uma banda da Marinha enquanto estava no exército. Donaldson ganhou atenção pela primeira vez quando se mudou para Nova York e em 1952 começou a gravar para o Blue Note como líder. Aos 25 anos, seu estilo estava totalmente formado, e embora continuasse crescendo em profundidade ao longo dos anos, Donaldson já havia encontrado seu som.

 Em 1954, ele participou de um notável show com Art BlakeyClifford BrownHorace Silver, e Tommy Potter que foi extensivamente documentado pela Blue Note e que antecedeu diretamente os Jazz Messengers. No entanto, Donaldson nunca foi um membro dos Messengers, e embora ele tenha gravado como um sideman nos anos 50 e ocasionalmente depois com Thelonious MonkMilt Jackson, e Jimmy Smith, entre outros, ele tem sido um líder de banda desde meados dos anos 50 até o presente.

As primeiras gravações do Blue Note de Donaldson eram puras. Em 1958, ele começou muitas vezes a utilizar um tocador de conga, e a partir de 1961, suas bandas muitas vezes tinham um organista em vez de um pianista. Seu estilo bluesy era facilmente transferível para o soul-jazz, e ele soava mais original nesse contexto. Sua associação com Blue Note (1952-1963) foi sucedida por alguns excelentes (se agora escassos) conjuntos para Cadete e Argo (1963-1966).

 O altoista retornou ao Blue Note em 1967 e logo se envolveu nas inclinações cada vez mais comerciais da gravadora. Por um tempo, ele utilizou um sax eletrônico Varitone, que regou completamente seu som. O sucesso de "Jacaré Boogaloo" em 1967 levou a uma série de gravações de Funk menos interessantes que foram instantaneamente datadas e não merecem seu talento.

No entanto, depois de alguns anos fora dos registros, o retorno artístico de Lou Donaldson em 1981 e subsequentes datas de Soul-Jazz e Hard Bop para Muse, Timeless, e Milestone encontraram o altoist de volta em forma privilegiada, interagindo com organistas e pianistas e mostrando que seu estilo é bastante atemporal.

"Blues Walk (One night with Blue Note) "


"Midnight Creeper"

lou Donaldson Midnight Creeper - YouTube



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário