Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Connee Boswell: Cantora de um grande grupo de Jazz

 

Na década de 30 se tornaram populares

As Irmãs Boswell fizeram muito sucesso nas décadas de 30 e 40


Luís Alberto Alves/Hourpress

Uma das melhores cantoras de jazz da década de 1930, Connee Boswell (que sempre foi citada por Ella Fitzgerald como sua principal influência inicial) originalmente ganhou fama como membro The Boswell Sisters, um dos principais grupos vocais de jazz. Boswell contraiu pólio quando criança e sempre usava uma cadeira de rodas, embora sua deficiência fosse geralmente bem encoberta no palco. No início, ela tocava violoncelo, piano, sax alto e trombone, mas infelizmente nunca gravou em nenhum instrumento.

As três The Boswell Sisters(com Martha no piano e Vet no violino) tinham a oportunidade de se apresentar com a Filarmônica de Nova Orleans, mas logo desistiram de tocar seus instrumentos (exceto Martha no piano) e optaram por trabalhar no desenvolvimento como um grupo vocal. Embora tenham gravado "Nights When I'm Lonely" e o número solo de Connee "I'm going to Cry" em 1925, os Boswells não começaram a pegar (e gravar regularmente) até o final de 1930.

 Durante 1931-1936, The Boswell Sisters tornaram-se bastante populares no rádio e em concerto, fazendo aparições ocasionais em filmes (mais notavelmente The Big Broadcast de 1932). Durante o mesmo período, Connee (que trabalhou a maioria dos arranjos surpreendentes do Boswell) ocasionalmente gravava lados solo de sua autoria.

Quando Vet e Martha se casaram e decidiram se aposentar do canto em 1936, Connee (que também foi casada durante o mesmo período) lançou oficialmente sua própria carreira solo. Embora ela nunca tenha romido para se tornar uma grande estrela, Connee Boswell era bastante conhecida e trabalhou constantemente nos anos 50, aparecendo em alguns filmes (incluindo Kiss the Boys Goodbye e Syncopation) e no programa de televisão de curta duração Pete Kelly's Blues.

A mais notável de suas gravações em 1937 com Bob Cats de Bob Crosby que resultou em versões inventivas e hard-swinging de "Martha" e "Home on the Range". Connee Boswell também gravou um notável (mas longo fora de impressão) álbum de jazz de 1956 com Billy ButterfieldMiff Mole, e Jimmy Lytell, que se uniram como o Original Memphis Five.

 "Crazy People"

Boswell Sisters- Crazy People - 1932 Film Clip - YouTube

"Shout, sister, shout"

The Boswell Sisters - Shout, sister, shout (1931).wmv - YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário