Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Luther Tucker: O menino que cresceu com as feras do Blues



Gravou com músicos do naipe de John Lee Hooker, Muddy Waters entre outros


Luís Alberto Alves / Hourpress

O guitarrista Luther Tucker nasceu em 20 de janeiro de 1936, em Memphis, Tennessee, mas mudou-se para o South Side de Chicago quando Tucker tinha cerca de sete anos de idade. Seu pai, um carpinteiro, construiu seu primeiro violão para Tucker, e sua mãe, que tocava piano boogie-woogie, apresentou-o a Big Bill Broonzy naquela época. Ele passou a estudar guitarra com Robert Jr. Lockwood, por quem ele teve a maior admiração e respeito. Tucker trabalhou com o Little Walter Jacobs por sete anos e tocou em muitos dos lados clássicos de Walter. Também gravou com Otis Rush, Robben Ford, Sonny Boy Williamson II, Jimmy Rogers, Snooky Pryor, Muddy Waters, John Lee Hooker, Elvin Bishop e James Cotton.

Em meados dos anos 60, Tucker foi destaque no James Cotton Blues Band e viajou com essa banda extensivamente. Ele se mudou para Marin County, Califórnia, em 1973 e formou a Luther Tucker Band. Ele tocou em clubes na área da baía de San Francisco até sua morte em 18 de junho de 1993, em Greenbrae, Califórnia. Luther Tucker, que era de fala mansa e até mesmo tímido, era um dos poucos artistas de apoio (os Four Aces / Jukes eram outros) que ajudaram a criar e moldar o som de pequenos combos do blues de Chicago. Infelizmente, raramente recebem muito crédito. No entanto, como a história do blues de Chicago é escrita, haverá mais e mais tempo para descobrir o maravilhoso e rítmico domínio de guitarra de Luther Tucker.






Nenhum comentário:

Postar um comentário