Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Lou Reed - "Walk on the Wild Side "


Radiografia da Notícia

*  (Ele costumava dizer que seu objetivo era aplicar a liberdade e a sensibilidade criativa da literatura à música rock.)

No entanto, sua composição — excepcionalmente letrada e frequentemente abraçando temas que desrespeitavam as convenções da sociedade

*  Apesar de todas as suas mudanças criativas de forma, no entanto, ele nunca deixou de soar como Lou Reed

Luís Alberto Alves/Hourpress

Poucos artistas de rock foram mais influentes sem atingir o estrelato do que Lou Reed. Enquanto ele flertava com o sucesso mainstream entre 1970 (quando deixou o Velvet Underground ) e 2013 (quando sucumbiu a uma doença hepática), ele frequentemente tocava para um grande culto de seguidores que apenas ocasionalmente se expandia para a visibilidade mainstream. No entanto, sua composição — excepcionalmente letrada e frequentemente abraçando temas que desrespeitavam as convenções da sociedade, especialmente em termos de drogas e sexo — abriu novos caminhos que outros artistas seguiriam, e sua disposição para confrontar seu público o tornou um precursor vitalmente importante para a revolução punk de meados ao final dos anos 70.

 (Ele costumava dizer que seu objetivo era aplicar a liberdade e a sensibilidade criativa da literatura à música rock.) Reed não era tão celebrado como guitarrista, mas o relato energético de seu ritmo e a graça barulhenta de seus solos e solos o tornaram um herói para músicos que valorizavam a paixão e o sentimento acima das habilidades. E em seu catálogo, ele cobriu uma quantidade notável de terreno estilístico - cantor/compositor introspectivo ( Lou Reed ), glam ( Transformer ), art rock ( Berlin ), hard rock ( Rock N' Roll Animal ), noise ( Metal Machine Music ), proto-punk confessional ( Street Hassle ), rock com infusão de jazz ( The Bells ), pop/rock otimista ( New Sensations ), comentário social ( New York ) e adaptações literárias ambiciosas ( The Raven ). Apesar de todas as suas mudanças criativas de forma, no entanto, ele nunca deixou de soar como Lou Reed, com sua inefável visão fria e severa do centro da cidade informando tudo.

Lewis Allan Reed nasceu em 2 de março de 1942 no Brooklyn, Nova York. Sua família se mudou para Freehold, Nova York, em Long Island, quando ele tinha nove anos, e ele não se adaptou bem ao novo ambiente; quando estava no Ensino Fundamental, ele era regularmente alvo de valentões. Ele desenvolveu uma variedade de fobias e ansiedades, e aos 16 anos começou a experimentar drogas. Esperando lidar com seus problemas, os pais de Reed seguiram o conselho de um psiquiatra e o submeteram à terapia eletroconvulsiva; muitos anos depois, ele escreveria sobre os efeitos traumáticos dos tratamentos em sua música "Kill Your Sons".

Your love


Reed encontraria consolo na música, abraçando o Rock & Roll, Doo Wop, Rhythm & Blues e Jazz, e quando estava no Ensino Médio, ele estava tocando em bandas e fazendo shows profissionalmente. Um de seus primeiros grupos, o Jades , gravou um single quando ele tinha 16 anos, "So Blue" b/w "Leave Her for Me", com Lou tocando violão e fazendo backing vocals; o lendário músico de estúdio King Curtis sentou-se no sax. O single fracassou e foi seu único lançamento, mas Reed continuou escrevendo músicas e, em 1962, enquanto estudava na Syracuse University, ele gravou um par de faixas para o produtor Bob Shad , que lançou o single do Jades, "Merry Go Round" e "Your Love". 

Magic and Loss de 1992 foi um álbum conceitual sombrio sobre a morte de dois amigos próximos de Reed que recebeu críticas positivas, mas não alcançou as vendas ou aclamação de New York . Desde a apresentação espontânea em Jouy-En-Josas, rumores circularam de que o Velvet Underground se reuniria, e em junho e julho de 1993, Reed e seus companheiros de banda fizeram uma turnê pela Europa que foi recebida com entusiasmo pelos fãs, embora a reação dos críticos tenha sido mista. 

Uma série de datas nos Estados Unidos e uma aparição no MTV Unplugged se seguiriam, mas as tensões na banda mais uma vez explodiram, e quando o Live MCMXCIII (gravado durante uma aventura de três noites em Paris) apareceu em outubro seguinte, o grupo já era história novamente, o que se tornou permanente após a morte de Sterling Morrison em 1995. (No ano seguinte, os Velvets foram introduzidos no Hall da Fama do Rock & Roll, e Reed, Cale e Tucker tocaram uma música que escreveram em homenagem a Morrison , "Last Night I Said Goodbye to My Friend".) Pouco depois da turnê de reunião do VU , Reed e Sylvia Morales se divorciaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário