Poucos artistas de rock foram mais influentes sem atingir o estrelato do que Lou Reed. Enquanto ele flertava com o sucesso mainstream entre 1970 (quando deixou o Velvet Underground ) e 2013 (quando sucumbiu a uma doença hepática), ele frequentemente tocava para um grande culto de seguidores que apenas ocasionalmente se expandia para a visibilidade mainstream. No entanto, sua composição — excepcionalmente letrada e frequentemente abraçando temas que desrespeitavam as convenções da sociedade, especialmente em termos de drogas e sexo — abriu novos caminhos que outros artistas seguiriam, e sua disposição para confrontar seu público o tornou um precursor vitalmente importante para a revolução punk de meados ao final dos anos 70.
(Ele costumava dizer que seu objetivo era aplicar a liberdade e a sensibilidade criativa da literatura à música rock.) Reed não era tão celebrado como guitarrista, mas o relato energético de seu ritmo e a graça barulhenta de seus solos e solos o tornaram um herói para músicos que valorizavam a paixão e o sentimento acima das habilidades. E em seu catálogo, ele cobriu uma quantidade notável de terreno estilístico - cantor/compositor introspectivo ( Lou Reed ), glam ( Transformer ), art rock ( Berlin ), hard rock ( Rock N' Roll Animal ), noise ( Metal Machine Music ), proto-punk confessional ( Street Hassle ), rock com infusão de jazz ( The Bells ), pop/rock otimista ( New Sensations ), comentário social ( New York ) e adaptações literárias ambiciosas ( The Raven ). Apesar de todas as suas mudanças criativas de forma, no entanto, ele nunca deixou de soar como Lou Reed, com sua inefável visão fria e severa do centro da cidade informando tudo.
Lewis Allan Reed nasceu em 2 de março de 1942 no Brooklyn, Nova York. Sua família se mudou para Freehold, Nova York, em Long Island, quando ele tinha nove anos, e ele não se adaptou bem ao novo ambiente; quando estava no Ensino Fundamental, ele era regularmente alvo de valentões. Ele desenvolveu uma variedade de fobias e ansiedades, e aos 16 anos começou a experimentar drogas. Esperando lidar com seus problemas, os pais de Reed seguiram o conselho de um psiquiatra e o submeteram à terapia eletroconvulsiva; muitos anos depois, ele escreveria sobre os efeitos traumáticos dos tratamentos em sua música "Kill Your Sons".
Your love
Nenhum comentário:
Postar um comentário