Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

King Curtis: o último dos grandes gigantes do sax tenor do R&B


Luís Alberto Alves/Hourpress

King Curtis foi o último dos grandes gigantes do sax tenor do R&B. Nascido Curtis Ousley em Fort Worth, Texas, ele ganhou destaque em meados dos anos 50 como músico de estúdio em Nova York, gravando, em um momento ou outro, para a maioria das gravadoras de R&B da Costa Leste. 

Uma longa associação com a Atco/Atlantic começou em 1958, especialmente nas gravações dos Coasters .Ele gravou singles para muitas gravadoras pequenas nos anos 50 - suas próprias sessões Atco (1958-1959) e Prestige/New Jazz e Prestige/Tru-Sound para álbuns de jazz e R&B (1960-1961). Curtis também teve um single de R&B número um com "Soul Twist" em Enjoy (1962). 

Foi contratado pela Capitol (1963-1964), onde gravou principalmente singles, incluindo o hit número 20 do R&B "Soul Serenade". Ele voltou para a Atco/Atlantic em 1965, onde permaneceu pelo resto de sua vida. Teve sólido sucesso de single de R&B com "Memphis Soul Stew" e "Ode to Billie Joe" (1967). 

A partir de 1967, Curtis começou a ter um papel de estúdio mais ativo na Atlantic, liderando e contratando gravações para outros artistas, produzindo com Jerry Wexler e, posteriormente, por conta própria.os Reis do Crime . Ele compilou vários álbuns de singles durante este período. Todos os aspectos de sua carreira estavam em pleno andamento quando foi assassinado em 1971. Ele foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 2000.

"Memphis Soul Stew" 

https://www.youtube.com/watch?v=4Sm9n-6hy6M

"Soul Serenade"

https://www.youtube.com/watch?v=BvEYg16GtL8

Nenhum comentário:

Postar um comentário