Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Há 65 anos Sam Cooke explodia nas paradas com “You Send Me”

A carreira de Cooke durou oito anos

Sam Cooke revolucionou a Black Music dos EUA


Luís Alberto Alves/Hourpress

Fazer sucesso nos dias de hoje é fácil, impulsionado pelos robôs das redes sociais e alta tecnologia existentes nos estúdios, qualquer cabeça de bagre explode nas paradas. Mas emplacar um hit durante semanas, chegando a ofuscar o então rei do Rock, Elvis Presley, e depois de 65 anos essa canção continuar fazendo sucesso é outra história.

Esta é tarefa apenas para grandes artistas, como Sam Cooke, considerado o Pai da Soul Music na década de 1950.  O produtor Bob Keane, descobridor do roqueiro Ritchie Valenz, do soulman Barry White, lapidou a canção “You Send Me” naquele início de setembro de 1957, quando o jovem Sam Cooke soltou a sua voz, após sair do grupo gospel The Soul Stirrers.

Neste conjunto, entre vários hinos evangélicos, Sam Cooke gravou “Peace in the Valley”, anos mais tarde regravada por vários adoradores, entre eles Kalebe, traduzido como “Paz no Vale”. Ele entrou na lista de 2015 da Billboard dos “35 Maiores Artistas de R&B de Todos os Tempos”.

A carreira de Cooke durou oito anos, encerrada tragicamente num motel de Los Angeles, quando morreu assassinado pelo gerente do estabelecimento ao confundi-lo com um assaltante. Este curto período de tempo serviu para contribuir para a ascensão de Aretha Franklin, Bobby Womack (que casou com a sua viúva), Al Green, Curtis Mayfield, Stevie Wonder, Marvin Gaye e Billy Preston, o tecladista considerado o quinto Beatles, além de tornar popular o trabalho de Otis Redding e James Brown.

Foi um dos primeiros artistas negros a tomar controle principal de suas finanças, em 1961, ao criar a própria gravadora, que durou até a sua morte em 1964. Sam Cooke também participou do movimento pelos Direitos Civis, liderado pelo pastor Batista Martin Luther King. Era amigo do líder negro Malcom X e do boxeador Muhammad Ali, que juntos lutaram pela igualdade racial nos Estados Unidos, no início da década de 1960.

Gravação original de "You Send Me"

Sam Cooke You send me Original - YouTube

Regravações de "You Send Me"

Aretha Franklin - You Send Me - YouTube

The Manhattans - You Send Me - YouTube

ROY AYERS - YOU SEND ME (Tradução) - YouTube

You Send Me - YouTube com Kenny G

You Send Me - YouTube com Michael Bolton

You Send Me (lyrics) - (Darkchild Mix) Kelvin Harrison Jr. (The High Note) - YouTube

Chaka Khan / Rod Stewart - You Send Me - YouTube

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário