Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Gal Costa, uma grande perda neste 2022


Luís Alberto Alves/Hourpress

Uma das grandes perdas da MPB, neste 2022, que está chegando ao fim, sem sombra de dúvida foi a partida de #Gal Costa. Com quase 60 anos de carreira, desde que saiu da Bahia na companhia de Caetano e a irmã Maria Bethânia rumo ao Sudeste. 

Nunca mais a música brasileira seria a mesma. A voz doce, sempre num show de interpretação para quem teve a felicidade de assistir às suas apresentações. Nesta canção de Roberto Carlos, "Sua estupidez", apenas acompanhada ao violão, mostra a diferença entre alguém que sabe cantar e os idiotas que fingem interpretar qualquer música.

É triste, atualmente, a idolatria por péssimos artistas criados nos sofisticados estúdios. Alguns adorados por milhões de fãs, que não sabem a diferença da boa e ruim música. O meu consolo é que ninguém consegue enganar todos ao mesmo tempo durante todo o tempo. Tenho certeza, que durante décadas ainda por vir, caso este mundo não se acabe logo, o talento de #Gal Costa será lembrado por suas belas interpretações. 






Sidney Joe Qualls, uma boa cópia de Al Green


Luís Alberto alves/Hourpress

Sidney Joe Qualls (que é listado como Sidney Joe Qualis em alguns lançamentos) foi um cantor de soul nascido no sul dos Estados Unidos que foi fortemente influenciado por Al Green. 

Assinado com a Dakar Records no início dos anos 70 depois de conhecer Otis Leavill, ele fez uma exibição impressionante com singles como "Run to Me", embora no final da década de 1970, no selo Chi-Sound, ele começou a se mover em direção um som disco, que sustentou em vários singles e um LP. I Don't Do This, uma compilação de 2002 pelo selo Expansion, relançou seu LP Dakar de 1974, I Enjoy Loving You e adicionou faixas bônus.

O.V. Wright e uma série de belas canções God Blessed Our Love~When a Man Loves a Woman~That's How S...


Luís Alberto Alves/Hourpress

Um artista de soul profundo verdadeiramente incendiário. Os vocais melismáticos de OV Wright e a alardeada Hi Rhythm Section de Willie Mitchell combinaram-se para criar o clássico soul de Memphis durante o início dos anos 70. Overton Vertis Wright aprendeu seu ofício no circuito gospel com os Sunset Travellers antes de se tornar secular em 1964 com a balada apaixonada "É assim que meu amor é forte" para Goldwax em Memphis.

 Otis Redding gostou tanto da música que a fez um cover, matando qualquer chance de sucesso da versão de Wright. Como Wright já estava sob contrato com a Peacock, de Houston, como um ato gospel, o proprietário Don Robey exigiu seu retorno e, a partir de então, Wright apareceu em Robey .subsidiária da Backbeat. O som santificado de Wright exala uma Soft Soul  na arrepiante "You're Gonna Make Me Cry", um sucesso de 1965, mas foi preciso que o produtor de Memphis, Willie Mitchell , extraísse o melhor consistentemente de Wright.

 Utilizando MitchellCom a crescente seção de ritmo house, os singles Backbeat do início dos anos 70 de Wright, "Ace of Spades", "A Nickel and a Nail" e "I Can't Take It" estão entre os melhores soul sulistas de sua época. Nenhum movimento disco para OV Wright - ele continuou derramando suas emoções nos anos 70, convencendo seus fiéis de que "Eu preferiria ser (cego, aleijado e louco)" e que ele estava "em algo (não posso Agite solto)." Infelizmente, ele aparentemente era - as drogas sempre foram citadas como causadoras da queda de Wright; a alma grande morreu com apenas 41 anos de idade em 1980.

"You're Gonna Make Me Cry"

https://www.youtube.com/watch?v=zXpdS-tbFYU

william bell - I Forgot to be Your Lover


Luís Alberto Alves/Hourpress

Um dos principais arquitetos do som Stax/Volt, o cantor/compositor William Bell continua mais conhecido por seu clássico "You Don't Miss Your Water", um dos discos de soul por excelência a emergir da cena de Memphis. Nascido William Yarbrough em 16 de julho de 1939, ele começou a apoiar Rufus Thomas e, em 1957, gravou seus primeiros lados como membro do Del Rios . Depois de ingressar na equipe da Stax como escritor, Bell fez sua estreia solo em 1961 com a autoria de "You Don't Miss Your Water", uma fatia arquetípica do Country-Soul e um dos primeiros grandes sucessos da gravadora. 

Um período de dois anos nas Forças Armadas efetivamente descarrilou sua carreira, no entanto, e ele não lançou seu primeiro álbum completo,, até 1967, gerando um hit no Top 20 com o single "Everybody Loves a Winner". Nesse mesmo ano, Albert King também marcou com outra composição clássica de Bell, a frequentemente regravada "Born Under a Bad Sign".

O próximo sucesso solo de Bell, "A Tribute to a King", de 1968, foi uma comovente despedida do falecido Otis Redding ; o hit R&B Top Ten "I Forgot to Be Your Lover" logo se seguiu, e uma série de duetos com Judy Clay , mais notavelmente "Private Number", também ganhou airplay. Em 1969, ele se mudou para Atlanta e montou seu próprio selo, Peachtree. 

Reino

Os sucessos secaram no início da década seguinte, mas em 1977, Bell coroou um grande retorno com "Trying to Love Two", que liderou as paradas de R&B. Em 1985, ele fundou outra gravadora, Wilbe, e lançou Passion , que encontrou seu público mais receptivo no Reino Unido (embora "I Don't Want to Wake Up Feeling Guilty",


Bell foi introduzido no Georgia Music Hall of Fame em 1987, e naquele mesmo ano ele recebeu o R&B Pioneer Award da Rhythm & Blues Foundation. Ele continuou a lançar LPs, incluindo On a Roll de 1989 e Bedtime Stories de 1992 A partir de 1992, Bell deu um longo hiato no estúdio de gravação, embora ainda se apresentasse regularmente. Em 2000, ele lançou um álbum com material totalmente novo em Wilbe intitulado A Portrait Is Forever e o seguiu seis anos depois com New Lease on Life .

 Entre esses lançamentos, ele foi homenageado com o Prêmio WC Handy Heritage de 2003. Em 2016, Bell se juntou ao selo Stax Records reativado para lançar um novo álbum. Produzido porJohn Leventhal , This Is Where I Live apresentou Bell apresentando um lote de novas canções, junto com uma nova gravação de "Born Under a Bad Sign".

"You Don't Miss Your Water"

https://www.youtube.com/watch?v=l97vpagft7Y

Teddy Pendergrass e a bela "Close The Door "


Luís Alberto Alves/Hourpress

Teddy Pendergrass começou a cantar música gospel nas igrejas da Filadélfia, tornando-se um ministro ordenado aos dez anos de idade. Enquanto frequentava a escola pública, ele cantou no McIntyre Elementary School Choir e no All-City Stetson Junior High School Choir. Baterista autodidata, Pendergrass tinha um grupo vocal pop adolescente quando tinha 15 anos. No final da adolescência, Pendergrass era baterista do grupo vocal local Cadillacs .


No final dos anos 60, os Cadillacs se fundiram com outro grupo mais estabelecido, Harold Melvin & the Blue Notes . Em 1970, quando o Blue Notes se separou, Melvin , agora ciente das proezas vocais de Pendergrass, pediu-lhe para assumir o lugar de vocalista. Não é nenhum segredo que Kenneth Gamble e Leon Huff queriam Marvin Junior of the Dells para sua lista da Philadelphia International Records. 

Desde os Dells foram assinados com a Chess, eles não estavam disponíveis. Quando os vocais ásperos de Pendergrass apareceram, eles assinaram o grupo ansiosamente. Começando com "I Miss You", um fluxo constante de singles de sucesso fluiu da colaboração de Pendergrass e Gamble & Huff : "If You Don't Know Me by Now", "The Love I Lost", "Bad Luck" " Wake Up Everybody" (número um R&B por duas semanas em 1976), e dois álbuns de ouro, To Be True e Wake Up Everybody .

  Carreira

Infelizmente, quanto mais sucesso o grupo tinha, mais atrito se desenvolvia entre Melvin e Pendergrass. Apesar do faturamento revisado do grupo, Harold Melvin & the Blue Notes apresentando Theodore Pendergrass, Pendergrass sentiu que não estava recebendo reconhecimento suficiente. Por volta de 1976, Pendergrass deixou Melvin 's Blue Notes e formou seu próprio Blue Notes , apresentando Teddy Pendergrass. Resumidamente, houve alguma confusão sobre qual Blue Notes era qual. A resolução veio quando Pendergrass desfez seu Blue Notes em favor de uma carreira solo e Melvin O grupo assinou um contrato de gravação com a Source Records, distribuído pela ABC Records, fazendo sucesso com "I Want to Be Your Lover".

Pendergrass assinou um novo contrato com a Philadelphia International Records no final de 1976/início de 1977. Ele voltou à cena com Teddy Pendergrass , uma estreia solo de platina que incluiu os singles de primeira linha "I Don't Love You Anymore", "You Can não se esconda de si mesmo" e "Quanto mais eu consigo, mais eu quero". Nessa época, Pendergrass começou a instituir seus infames shows "Só para mulheres". Seus próximos três álbuns ganharam ouro ou platina: Life Is a Song Worth Singing (1978), Teddy (1979) e Teddy Live (Coast to Coast) . O single de sucesso "Close the Door" foi usado no filme Soup for One, onde Pendergrass teve um pequeno papel.

A cantora recebeu várias indicações ao Grammy durante 1977 e 1978, Prêmio de Novo Artista de Álbum Pop da Billboard de 1977, um American Music Award de melhor intérprete de R&B de 1978 e prêmios da revista Ebony e da NAACP. Ele também estava sendo considerado para o papel principal no filme biográfico The Otis Redding Story. 

Ouro

Os anos 70 terminaram, mas Pendergrass continuou acumulando sucessos. TP , seu quinto álbum solo, ganhou disco de platina no verão de 1980 com os singles "Turn Off the Lights", "Come Go with Me", "Shout and Scream", "It's You I Love" e "Can't We Experimentar." It's Time for Love deu a Pendergrass outro álbum de ouro no verão de 1981, que incluía os singles de sucesso "Love TKO"

Um acidente de carro em 1982 deixou Pendergrass paralisado da cintura para baixo e em uma cadeira de rodas. Depois de quase um ano de fisioterapia e aconselhamento, Pendergrass voltou à cena das gravações, assinando um contrato com a Elektra/Asylum em 1983. Seu nono álbum solo e estreia na Elektra/Asylum, Love Language foi ouro na primavera de 1984. Philadelphia International lançou dois álbuns de faixas inéditas, This One's for You (1982) e Heaven Only Knows (1983).

 Outros álbuns incluíram Workin' It Back (1985), Joy (1988, cuja faixa-título alcançou o primeiro lugar no R&B por duas semanas) e Little More Magic(1993). A segunda metade dos anos 90 encontrou a gravação de Pendergrass para o selo Surefire/Wind Up. Truly Blessed , o nome de um álbum da Elektra de 1991, também é o título da autobiografia de Pendergrass, em co-autoria com Patricia Romanowski. Além de uma aparição em uma cerimônia de 2007 realizada em sua homenagem, Pendergrass passou seus últimos anos longe dos holofotes. Ele teve dificuldade em se recuperar de uma cirurgia de câncer de cólon e faleceu em 13 de janeiro de 2010.

"I Don't Love You Anymore"

https://www.youtube.com/watch?v=slwd7VXgjmg

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

No final de 2022, as músicas do passado continuarão marcando presença

 

Adoniram Barbosa: autor do inesquecível "Trem das Onze"


Os grandes sucessos do passado ainda impacta o presente

Luís Alberto Alves/Hourpress

Em cada final de ano, a mesma cena se repete. Porém, desta vez, por causa da pandemia, as rodas de samba nas festas de confraternização das empresas terá formato diferente: cada funcionário em sua casa, ao lado da família.

Mas algo não mudará: as músicas que todos vão cantar, enquanto o churrasco é servido, o bolo, panetone e doces degustados, serão aquelas do passado. Época em que canções tinham letra, lindas melodias e arranjos maravilhosos, mesmo simples.

Antecipo que, mesmo com a voz desafinada, a maioria das pessoas vai cantar refrões de hits como: “Trem das Onze”, “Flor de Lis”, “ O Pequeno Burguês”, “Eu gostava tanto de você”, “Que Pena”, “Do lado direito da Rua Direita”, “Aquarela do Brasil”, “Sorriso Negro”.

Mesmo em pleno século 21, os grandes sucessos do passado ainda impactam o presente, atualmente carente de bons artistas, em vários gêneros. Detalhe: as canções citadas acima têm mais de 40 anos, porém entraram na trilha sonora de várias famílias.

 “Trem das Onze"

Adoniran Barbosa - O trem das onze - YouTube

“Flor de Lis”

Flor de Lis - Djavan. - YouTube

 “ O Pequeno Burguês"

Martinho da vila - o pequeno burgues - YouTube

 “Eu gostava tanto de você”

Tim Maia - Gostava Tanto de Voce - 1997 - YouTube

 “Que Pena”

Que Pena - Gal Costa y Caetano Veloso - YouTube

“Do lado direito da Rua Direita”

Do lado Direito da Rua Direita(Originais do Samba)20-11-1972 - YouTube

“Aquarela do Brasil”

Caetano Veloso, João Gilberto e Gilberto Gil - Aquarela Do Brasil - YouTube

 “Sorriso Negro”

Dona Ivone Lara - Sorriso Negro - YouTube

"Brilho colossal", do Balansamba anuncia final de 2022

 Luís Alberto Alves/Hourpress


Este samba, "Brilho Colossal", foi gravado pelo grupo Balansamba em 1986, mas continua atual. Principalmente por causa da crise que o mundo atravessa, principalmente na área da saúde, é hora de agradecer a Deus por você e seus familiares continuarem vivos. A maior conquista é permanecer em pé, com energia suficiente para novas conquistas neste 2023 que está bem próximo. 

Existem músicas que mesmo após vários anos continuam atuais. É o caso de "Brilho colossal", gravada em 1986, auge do Pagode. O grupo não existe mais, porém cada vez que esse samba toca em qualquer lugar, por alguns segundos faz as pessoas olharem para dentro de si mesmas e rever as suas atitudes, para que não continuem a sofrer no próximo ano.



America e o hit "A Horse With No Name "


Luís Alberto Alves/Hourpress

A primeira metade da década de 1970 foi o auge da composição introspectiva e do canto em harmonia. A banda America ficou na ponta comercial desse movimento, lançando uma série de singles que ganharam espaço nas rádios por anos. A estreia do trio foi "A Horse with No Name", uma canção alucinatória derivada de Neil Young que alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos e se tornou um sucesso mundial. Sucessos posteriores como "I Need You" e "Ventura Highway" os ajudaram a ganhar o prêmio Grammy de Melhor Novo Artista de 1972. Uma série de singles e álbuns no Top Ten se seguiram em meados dos anos 70 ("Tin Man", "Lonely People, " "Sister Golden Hair"), e eles marcaram um sucesso nos últimos dias em 1982 com "You Can Do Magic".

Os vocalistas/guitarristas Dewey Bunnell , Dan Peek e Gerry Beckley se conheceram quando ainda estavam no colégio no final dos anos 60; todos os três eram filhos de oficiais da Força Aérea dos EUA que estavam estacionados no Reino Unido. Depois de concluírem a escola em 1970, eles formaram um quarteto de folk-rock acústico chamado Daze em Londres, que logo foi reduzido ao trio de Bunnell , Peek e Beckley . Adotando o nome America, o grupo fechou contrato com Jeff Dexter , promotor da casa de shows Roundhouse. dexterteve a América aberta para vários artistas importantes e o grupo logo assinou com a Warner Bros. No outono de 1970, eles estavam gravando seu álbum de estreia em Londres com os produtores Ian Samwell e Jeff Dexter .

"A Horse with No Name", o single de estreia da América, foi lançado no final de 1971. Em janeiro de 1972, a canção - que lembrava fortemente os números acústicos de Neil Young - tornou-se um hit número três no Reino Unido. O álbum de estreia com o mesmo título seguiu o mesmo padrão estilístico e também se tornou um sucesso, chegando ao número 14. Após o sucesso britânico, o America voltou para a América do Norte, iniciando uma turnê de apoio para os Everly Brothers . 

Novo

"A Horse with No Name" foi lançado nos Estados Unidos naquela primavera, onde logo se tornou o single número um, empurrando Neil Young's "Heart of Gold" fora do topo das paradas. "I Need You" se tornou outro hit do Top Ten naquele verão, e o grupo começou a trabalhar em seu segundo álbum. "Ventura Highway", o primeiro single lançado dessa colaboração, tornou-se seu terceiro hit consecutivo no Top Ten em dezembro de 1972. No início de 1973, a América ganhou o prêmio Grammy de Melhor Novo Artista de 1972.

Homecoming foi lançado em janeiro de 1973, tornando-se um hit do Top Ten nos Estados Unidos e chegando ao número 21 no Reino Unido. O som essencial da América não mudou com este álbum; apenas ficou mais polido. No entanto, os sucessos pararam de chegar logo - eles tiveram apenas um hit menor no Top 40 em 1973. Hat Trick , o terceiro álbum do grupo, foi lançado no final de 1973 e não conseguiu passar do número 28 nas paradas americanas. 

Lançado no final do outono de 1974, Holiday foi o primeiro disco que o grupo fez com o produtor George Martin . Holiday voltou a América para o topo das paradas, chegando ao número três e lançando os singles de sucesso "Tin Man" e "Lonely People". "Irmã Cabelo Dourado,"Hearts , tornou-se seu segundo single número um. Nesse mesmo ano, o grupo lançou History: America's Greatest Hits , que acabaria por vender mais de 4 milhões de cópias.

Dupla

Embora o esforço da América de 1976, Hideaway , tenha ganhado ouro e chegado ao número 11, o público do grupo estava começando a diminuir. Depois de liberar Harbour para uma recepção morna, Peek deixou o grupo, decidindo se tornar um artista cristão contemporâneo. A banda continuou como uma dupla, e seu último disco produzido por Martin , Silent Letter , foi lançado em 1979 com pouca atenção. A América voltou ao Top Ten em 1982 com "You Can Do Magic", um número pop adulto contemporâneo que apresentava sintetizadores junto com suas harmonias de marca registrada. "The Border" se tornou seu último hit no Top 40 em 1983, chegando ao número 33. Depois de lançar America in Concert no verão de 1985, o grupo continuou a fazer turnês com sucesso nos anos 90, ressurgindo em 1998 com Human Nature .

A primeira parte do novo milênio viu a América lançar não apenas um punhado de álbuns ao vivo e uma gravação de estúdio com tema natalino, mas também o exaustivo box set Highway , lançado em 2000. Na esteira desse interesse renovado, a América foram tentados a voltar ao estúdio em 2006 por fãs e músicos de longa data Adam Schlesinger do Fountains of Wayne e James Iha do Smashing Pumpkins . Apesar de encorajar Bunnell e Beckley a manter o som central da América, os produtores Schlesinger e Ihatrouxe músicos mais jovens influenciados pela América para participar do álbum.

 Lançado no início de 2007, Here & Now apresentava novo material da América, bem como covers escritos por bandas fortemente influenciadas pelos pioneiros do soft rock, incluindo Ryan Adams , Nada Surf e outros. A dupla de Bunnell e Beckley voltou com o álbum de covers lançado de forma independente Back Pages em julho de 2011. Naquele mesmo mês, o ex-colega de banda da dupla, Dan Peek , morreu em sua casa no Missouri aos 60 anos.

Turnê

Gerry Beckley e Dewey Bunnell continuaram a se apresentar como America durante o resto da década de 2010, comemorando seu 50º aniversário em 2019 com uma turnê e uma compilação chamada 50th Anniversary: ​​Golden Hits . Heritage II: Demos/Alternate Takes 1971-1976 , uma sequência do conjunto de 2017 Heritage: Home Recordings/Demos 1970-1973 , apareceu em abril de 2020. Willie Leacox , que foi baterista da América na estrada e no estúdio por mais de 40 anos, morreu em 2 de fevereiro de 2022 em sua casa em Stockton, Califórnia, aos 74 anos.

"I Need You"

https://www.youtube.com/watch?v=vthUMOoqEV0

Marmalade e o seu grande sucesso "Reflections Of My Life"


Luís Alberto Alves/Hourpress

Marmalade é um daqueles grupos que parecem durar. No Reino Unido, eles são mais lembrados por um disco, um cover dos Beatles "Ob-La-Di, Ob-La-Da", enquanto na América, seu único grande sucesso foi o melancólico "Reflections of My Life". Eles alcançaram o primeiro lugar nas paradas e até o Top Ten de singles americanos nos anos 70, e o grupo - especialmente com a encarnação do início dos anos 70 - tinha muitos lados, incluindo White Soul, Pop/Rock dominado pela harmonia e pop progressivo, tudo muito parecido com os Beatles na meia-idade. No entanto, foi o cover de uma música dos Beatles , curiosamente, que pesou em sua reputação em sua terra natal.

Na verdade, eles se pareciam um pouco com os Beatles musicalmente, ao começar como uma banda de adolescentes ansiosos para tocar Hard Rock & Roll; como os Beatles , eles desenvolveram um grande grau de sofisticação em seu canto e execução, mas nunca tiveram a liberdade de experimentar os diferentes lados de sua música. Ironicamente, em seu auge, sua carreira era mais parecida com a dos Tremeloes , que faziam um pop/rock incrivelmente bem elaborado, mas nunca foram levados a sério.

A história do quinteto começou em 1961, quando os adolescentes William "Junior" Campbell e Patrick Fairley se conheceram no aniversário de 14 anos de Campbell e descobriram que ambos gostavam de tocar rock & roll. Suas primeiras inspirações foram os Everly Brothers e Cliff Richard & the Shadows . Logo eles estavam tocando juntos, Campbell na guitarra (e, cada vez mais nos últimos anos, teclados) e Fairley na guitarra, e então eles adicionaram o baixista Billy Johnson e o baterista Tommy Frew . 

Dinheiro

Eles adotaram o nome de Gaylords e tocavam em clubes locais por pouco ou nenhum dinheiro, e Johnson e Frew foram posteriormente sucedidos por Bill Irving e Raymond Duffy , respectivamente. O grupo começou a fazer shows decididamente melhores quando o cantor Thomas McAleese - que assumiu o nome artístico de Dean Ford - se juntou. Por um tempo, eles eram conhecidos oficialmente como Dean Ford & the Gaylords , de acordo com a noção de que muitos artistas de sucesso ( Cliff Richard & the Shadows ) tinham um membro como foco.

Ainda era o início dos anos 60, quando as bandas de Liverpool mal haviam causado boa impressão e os roqueiros escoceses enfrentaram uma tarefa ainda mais assustadora apenas conseguir que os executivos das gravadoras os ouvissem. Para Dean Ford & the Gaylords , um contrato de gravação não se tornou realidade até quase um ano depois que o som de Liverpool começou a explodir nas paradas inglesas e no início de 1964, Dean Ford & the Gaylords assinaram com a EMI-Columbia. Seu álbum de estreia, "Twenty Miles", vendeu bem na Escócia, mas nunca chegou às paradas na Inglaterra. 

Seu sucesso permaneceu confinado à Escócia natal, o grupo apoiou regularmente artistas ingleses visitantes como os Hollies, e eles eram regulares na BBC Radio Scotland. No final do ano, com seu ataque forte, mas melódico, em seus instrumentos e boa harmonia de canto, Dean Ford & the Gaylords se tornaram a melhor banda da Escócia, confirmado pelos resultados das pesquisas musicais. Como eles já estavam comandando os melhores lugares de apoio e os promotores mais altos estavam dispostos a pagar qualquer ato local, simplesmente não havia mais lugar para ir em seu próprio país e nenhuma maneira fácil de ser ouvido na Inglaterra.

Lugar

O grupo finalmente fixou residência em Wimbledon, nos arredores de Londres, mas a princípio isso teve pouco efeito. Irving deixou a banda e foi substituído por Graham Knight no baixo e vocais de harmonia; um quarto single como Dean Ford & the Gaylords foi gravado, mas falhou nas paradas e marcou o fim de seu contrato com a EMI. Os Gaylords agora viviam longe de casa, em um lugar onde eram amplamente desconhecidos e não sabiam como continuar.

Foram os Tremeloes , uma banda de Londres que tinha dois singles de sucesso (incluindo um hit no topo das paradas com "Do You Love Me") que veio em seu socorro. Os dois grupos tocaram juntos e os Tremeloes admiraram o som dos Gaylords , então sugeriram que a banda assinasse com seu empresário Peter Walsh . Ele ficou impressionado com o som e o nível de experiência musical e de performance; todos aqueles shows de Hard Rock para públicos exigentes na Escócia tiveram o mesmo efeito nos Gaylords que tocar no Star Club em Hamburgo teve nos Beatles .

A primeira ordem de negócios de Walsh após assinar o grupo foi uma mudança de nome, de Gaylords para Marmalade. O nome supostamente veio a ele durante um café da manhã que, supostamente, de fato incluía a conserva açucarada. Seja qual for a sua inspiração, no entanto, funcionou. Walsh conseguiu para eles trabalho e reservas, principalmente no Marquee Club de Londres, faturado em terceiro lugar, atrás de um então novo grupo chamado Pink Floyd e uma banda voltada para o soul chamada Action . A gerência, impressionada com o desempenho de Marmalade, acabou dando a eles uma vaga de duas noites por semana.

EMI

Sua representação por Walsh também deu à banda outra chance na mais cobiçada das oportunidades na música: um contrato de gravação. Em 1965, a Columbia, a gravadora americana que anteriormente licenciava sua música para lançamento na Grã-Bretanha para empresas inglesas como a EMI, comprou a gravadora britânica Oriole Records e a usou como base para sua própria gravadora britânica, a CBS Records (o nome "Columbia" sendo indisponível na Inglaterra, pois já era marca registrada e usada na Inglaterra por uma divisão da EMI). Walsh conseguiu que Marmalade assinasse com a CBS Records, que estava ávida por talentos locais para aumentar sua agenda de lançamentos americana (a empresa mais tarde assinaria os Tremeloes também). Eles também compartilharam o mesmo produtor,Mike Smith , que mais tarde comandou as sessões de gravação dos Tremeloes .

O primeiro single de Marmalade na CBS, "It's All Leading Up to Saturday Night", mostrou o quão longe eles chegaram. As harmonias radiantes e o ataque poderoso, impulsionados pela confiança do grupo em baixos gêmeos de seis e quatro cordas, tornaram a audição irresistível. Seu segundo single da CBS, "Can't Stop Now" (no qual Alan Whitehead entrou na bateria, substituindo Duffy ), nunca chegou às paradas na Inglaterra, mas conseguiu a façanha incomum de se tornar um sucesso regional nos Estados Unidos, chegando ao número um em algumas paradas em Ohio. Eles também estavam recebendo muita exposição, incluindo uma aparição no filme (Subterfuge) e um trabalho na televisão (The Fantasist).

O grupo parecia pronto para a grandeza. "I See the Rain", um original de Campbell e Ford (usando seu nome legal, McAleese ), tornou-se seu terceiro single da CBS, descrito por Jimi Hendrix como o melhor single britânico de 1967. De alguma forma, nunca chegou às paradas na Inglaterra, mas foi bem em Holanda, que resultou em uma turnê pela Holanda e Alemanha. Seu quarto single da CBS, "Man in a Shop", também não chegou às paradas na Inglaterra.

Som

O grupo não sabia o que fazer ou para onde ir a partir daí. Eles deram o melhor de si e tudo o que tinham para mostrar era uma demanda por sua música no continente, mas não em casa. Finalmente, no início de 1968, a Marmalade decidiu buscar o som mais comercial com o qual pudessem viver e gravou um número pop/rock chamado "Lovin' Things". Isso os colocou no Top Ten do Reino Unido, chegando ao sexto lugar e vendendo 300 mil cópias. A ação nas paradas foi um evento bem-vindo e tirou um pouco da pressão pessoal da banda.

Infelizmente, eles também abriram uma Caixa de Pandora artística. Tendo seguido a rota comercial, eles agora encontraram a gravadora insistindo para que continuassem com ela. Músicas com as quais eles não se importavam foram impingidas a eles como singles seguintes, e eles tiveram muito pouco tempo para gravar seu LP de estreia, intitulado There's a Lot of It About .

O desastre aconteceu (embora ninguém pensasse que fosse um desastre na época) com sua versão única do final de 1968 de "Ob-La-Di, Ob-La-Da". Foi o editor Dick James quem ofereceu a eles a música dos Beatles antes da edição de The Beatles (também conhecido como The White Album). Marmalade gravou a música sem saber que era uma composição de Lennon - McCartney .

Chiclete

Tornou-se um hit número um na Inglaterra e vendeu milhões de cópias em todo o mundo, gerando uma enorme quantidade de exposição no rádio. O problema era que não era exatamente disso que o grupo tratava. Marmalade foi muito mais influenciado pelo soul americano, Folk-Rock e Rock Progressivo, mas eles ficaram presos a uma imagem de uma banda de Pop/Rock suave e chiclete.

E então, com um disco número um atrás deles, eles deixaram a gravadora. O contrato deles havia expirado e a CBS estava ansiosa para mantê-los, mas seu gerente reconheceu que, com esse golpe em seu crédito, eles nunca estariam em melhor posição para exigir termos favoráveis. A inglesa Decca, gravadora que tinha os Moody Blues , tinha (e perdeu) os Small Faces e estava em vias de perder os Rolling Stones , superou a CBS tanto em termos monetários quanto em oferta de liberdade artística.

O grupo ressurgiu no inverno de 1969, após quase um ano de inatividade com "Reflections of My Life", um ousado original de Campbell e Ford incorporando pop/rock e elementos progressivos mais pesados, incluindo um excelente trabalho de guitarra. Ele liderou as paradas inglesas seis semanas após seu lançamento, na última semana de janeiro de 1970, e também se tornou um single americano no Top Ten. Eles seguiram com o igualmente atraente (embora menos bem-sucedido) "Rainbow", que alcançou sucesso na Inglaterra e na América.

Auge

Esses sucessos gêmeos foram seguidos pelo LP Reflections of the Marmalade , que provou ser algo menos do que um sucesso, por causa da  grande diversidade de sons que variavam de Rock com Soul e material de som progressivo dominado pela harmonia a seus covers de cantor / repertório do tipo compositor. O LP nunca encontrou público na Inglaterra, mas sim na América, onde foi renomeado para Reflections of My Life e alcançou a posição 71. O grupo teve a oportunidade de abrir para Three Dog Night em uma turnê pela América, que estavam subindo rapidamente ao auge da fama; seu empresário recusou, custando ao grupo a chance de expor toda a gama de sua música a milhões de ouvintes que só conheciam realmente o único grande sucesso.

Em 1970, a banda estava começando a mostrar os primeiros sinais reais de sério estresse interno desde sua fundação. O grande avanço que receberam da gravadora foi bem-vindo e seus três singles iniciais (mas especialmente "Reflections of My Life") o justificaram. Agora, no entanto, eles estavam sendo pressionados a repetir esse sucesso, justamente quando eram menos capazes de se unir de forma eficaz. Os membros da banda, satisfeitos com a adulação que receberam, estavam ansiosos para experimentar em diferentes direções, o que criou tensão dentro da formação.

Junior Campbell , que arranjou o álbum Reflections of the Marmalade e escreveu as partes de cordas para um dos singles seguintes, saiu da banda e se matriculou no Royal College of Music. O grupo ficou inativo por meses após a saída de Campbell até que eles recrutaram Hugh Nicholson , um ex-membro de seus antigos rivais da Escócia, os Poets . A chegada de Nicholson marcou uma nova era para a banda, pois ele trouxe consigo canções originais, bem como uma abordagem mais pesada da música.

Banda

 Curiosamente, Campbell continuou a escrever arranjos para a banda, mesmo após sua saída repentina. Ford foi empurrado para o lado como Nicholson insistiu em cantar sozinho algumas músicas, e então o baterista Whitehead , que estava com o grupo há cinco anos, foi dispensado e substituído por um dos ex-companheiros de banda de Nicholson , Dougie Henderson .

A troca de bateristas acentuou a mudança no som do Marmalade, de um Pop/Rock progressivo para uma banda de Rock & Roll muito mais pesada e direta. O próximo álbum do grupo, Songs , representou os sons do novo e do antigo grupo. Na primavera de 1972, a banda estava reduzida a um quarteto quando o co-fundador Pat Fairley decidiu desistir de se apresentar, assumindo o cargo de publicitário e coordenando suas atividades de publicação.

Um artigo no sensacional tablóide britânico News of the World (que se divertia com as façanhas sexuais e drogas dos Rolling Stones no final dos anos 60) lidando com as atividades mais debochadas de Whitehead como membro do Marmalade, teve o resultado surpreendente de ajudar comercialmente o grupo. Eles conseguiram o sexto single britânico de "Radancer na primavera de 1972.

Decca

Justamente quando parecia que eles não apenas haviam se esquivado de uma bala, mas também viraram sua trajetória a seu favor, Nicholson desistiu da Marmalade. O trio sobrevivente - Ford , Graham Knight e Dougie Henderson - deixou a Decca e assinou com a EMI, contratando Mike Japp para ocupar o lugar de Nicholson .

Quando a fumaça se dissipou, o Marmalade se reinventou mais uma vez como uma banda de Hard Rock Boogie à maneira do Status Quo . As mudanças na formação cobraram seu preço, no entanto, e mesmo que tivessem conseguido estabelecer credibilidade nessa nova forma, a porta agora parecia aberta para mais saídas. Knight foi o primeiro a sair e, com sua saída, não sobrou muito de Marmalade, além de Ford .

A história deles então deu uma guinada totalmente bizarra, uma que antecipou os processos sobre o uso de nomes de grupos clássicos que se tornariam comuns na década de 1990 - e até mesmo antecipou o desenvolvimento de atos como Creedence Clearwater Revival . Ford retirou os sucessos clássicos da banda de seu set, optando por apresentar apenas seu material mais recente e pesado na esperança de reinventar o Marmalade. O público, no entanto, não estava tendo nada disso. Eles vieram aos shows esperando ouvir pelo menos alguns dos sucessos antigos, e não conseguiram nenhum.

Música

Enquanto isso, o ex-empresário do grupo, Peter Walsh , sabendo de uma coisa boa quando a viu, juntou Whitehead e Knight com mais dois músicos, Sandy Newman (vocal, guitarra, teclado) e Charlie Smith (guitarra), e os colocou no na estrada como "Vintage Marmalade", fazendo nada além de suas velhas canções. Eventualmente, Ford e Marmalade desistiram de tentar se reinventar e Knight e o outro grupo assumiram o nome original.

 Ford partiu para uma carreira solo, mudando-se para Los Angeles e dividindo seu tempo entre a música e dirigir uma limusine para outras estrelas; ele morreu em 1º de janeiro de 2019. Enquanto isso, o "novo" (na verdade antigo) Marmalade conseguiu um contrato de gravação em meados dos anos 70 e voltou ao Top Ten inglês em 1977 com "Falling Apart at the Seams".

Esta unidade continuou gravando pelo resto dos anos 70 e, desde então, Knight e Newman mantiveram Marmalade funcionando como uma banda antiga, tocando em cabarés e clubes e fazendo turnês na Holanda e na Alemanha. Como os Tremeloes modernos , o Marmalade, seja qual for a escalação que esteja exibindo, sempre pode encontrar uma audiência, mesmo um quarto de século ou mais depois de sua última entrada nas paradas.

"Ob-La-Di, Ob-La-Da"

https://www.youtube.com/watch?v=ax7J7HOP8II