Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

The Delfonics: Grupo que Thom Bell fez famoso

 

Os hits diminuíram no meados da década de 70

O grupo era muito conhecido na Filadélfia


Luís Alberto Alves/Hourpress

Os Delfonics foram um dos primeiros grupos a cantar no estilo elegante e soulful que se popularizou (graças ao produtor Thom Bell) como o "som da Filadélfia". Um trio vocal formado pelos irmãos William e Wilbert Hart e o amigo de escola Randy Cain, as raízes de Delfonics voltam a cantar em bailes escolares no início dos anos 60.

Eles eram bem conhecidos na área da Filadélfia por seu talento harmônico flexível e hermético, o que os trouxe à atenção dos produtores de discos, eventualmente conseguindo um contrato com a Cameo-Parkway. Embora seus primeiros discos lhes trouxessem pouco sem qualquer aviso, isso os chamou a atenção do produtor/arranjador Thom Bell, que assinou a banda para sua futura gravadora de soul Philly Groove.

Desde o início, esta foi uma combinação perfeita quando a banda lançou o clássico "La La Means I Love You" em 1968, uma canção que começou uma série de hits que duravam até meados dos anos 70.

Críticos

O som que Bell criou para os Delfonics foi a antítese do som soul que veio de Stax em Memphis e Muscle Shoals no Alabama. Ele lixou o grão, clareou na batida traseira, trouxe seções de cordas, e criou um som suave e arejado. Os críticos se encantaram com o canto soul de Wilson Pickett e Otis Redding, acusaram Bell e seus grupos de criar papel de parede aural, mas a realidade era que Bell e os Delfonics estavam preparando o palco para um tipo diferente de groove onde a sutileza e a nuance reinavam.

Os hits diminuíram para os Delfonics em meados dos anos 70, e em 1971 Randy Cain deixou a banda e foi substituído por Major Harris. Mais alguns sucessos menores se seguiram, mas Harris deixou a banda para uma carreira solo em 1975, efetivamente terminando os Delfonics. Várias versões do grupo fizeram uma turnê, e uma até lançou um álbum, Return, em 1981.

No final dos anos 90, a versão de William HartMajor Harris e Frank Washington (dos The Futures) dos Delfonics apareceu em "After the Smoke Has Cleared", de Ghostface Killah. (O grupo tinha sido uma fonte frequente de material amostrado para artistas de Hip-Hop.) A banda também teve um papel musical significativo no filme Jackie Brown,de Quentin Tarantino. Tarantino, uma cultura pop dos anos 70 obsessiva, usou "La La Means I Love You" e seu melhor single, "Didn't I (Blow Your Mind This Time)", como forma de ressaltar a relação entre os atores Pam Grier e Robert Forster. 

Comédia

No filme, o personagem de Forster fica tão impressionado com a música (e o personagem de Grier), que ele sai e compra um DelfonicsGreatest Hits no dia seguinte. Perto do final da década, a versão liderada por William Hart do grupo lançou Forever New no selo Volt.

Várias formas do grupo continuaram a existir ao longo dos anos 2000. O compositor, multi-instrumentista e produtor Adrian Younge - notável por sua trilha sonora para a comédia de blaxploitation Black Dynamite de 2009 , bem como Venice Dawn's Something About April -- procurou William Hart para gravar um projeto de duração de álbum no qual o cantor estava na frente e no centro. Hart obrigou, e Adrian Younge Presents the Delfonics foi lançado em Wax Poetics em 2013.

  Ready or Not Here I Come (Can't Hide from Love)

The Delfonics - Ready or Not Here I Come (Can't Hide from Love) (Official Audio) - YouTube

Didn't I (Blow Your Mind This Time)


La La Means I Love You

Nenhum comentário:

Postar um comentário