Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

sábado, 18 de maio de 2024

The Ventures e o tema da série Hawaii Five-O


Radiografia da Notícia

The Ventures inspirou um pequeno exército de grupos semelhantes em seu apogeu

A coleção de 1990 Walk Don't Run: The Best of the Ventures é uma excelente introdução ao seu catálogo, apresentando 25 faixas de seus lançamentos dos anos 60

As origens dos Ventures estão em um grupo de Tacoma, Washington, chamado Versatones , formado por volta de 1959 pelos guitarristas semi-profissionais Bob Bogle e Don Wilson


Luís Alberto Alves/Hourpress

O combo instrumental de rock mais popular e influente de sua época, os Ventures foram os pioneiros em um som que antecipava a Surf Music com ênfase no sotaque limpo da guitarra e uma seção rítmica precisa que adicionava um toque forte às suas melodias. Quer estivessem tocando composições originais ou interpretando músicas familiares, o estilo característico do grupo provou ser surpreendentemente adaptável, e eles lançaram dezenas de álbuns tematicamente programados nas décadas de 1960 e 1970 (17 dos quais chegaram ao Top 40 das paradas de LPs). , além de marcar singles de sucesso como "Walk Don't Run" e "Hawaii Five-O".

 The Ventures inspirou um pequeno exército de grupos semelhantes em seu apogeu, e muitos aspirantes a guitarristas de rock aprenderam os rudimentos do instrumento em seu álbum de 1965, Play Guitar with the Ventures . O grupo ganhou um número considerável de seguidores fora de seu país natal, os Estados Unidos, especialmente no Japão, onde fizeram turnês frequentes e gravaram álbuns estritamente para esse mercado. A coleção de 1990 Walk Don't Run: The Best of the Ventures é uma excelente introdução ao seu catálogo, apresentando 25 faixas de seus lançamentos dos anos 60, enquanto Live in Japan '65 é um excelente documento de seu show ao vivo, e The Ventures de 1963 Play Telstar, The Lonely Bull é um exemplo arquetípico de seus álbuns da era clássica.

As origens dos Ventures estão em um grupo de Tacoma, Washington, chamado Versatones , formado por volta de 1959 pelos guitarristas semi-profissionais Bob Bogle e Don Wilson . Os dois trabalharam juntos na alvenaria e, depois de comprar guitarras baratas em uma loja de penhores, aprenderam a tocar ( Bogle na guitarra solo e Wilson no ritmo) e começaram a tocar no noroeste do Pacífico com uma formação rotativa de baixistas e bateristas. 

Mãe

À medida que começaram a tocar regularmente, descobriram que o nome Versatones já estava em uso e, a conselho da mãe de Wilson , adotaram o novo apelido de Ventures. Bogle e Wilson trouxeram um baixista permanente quando recrutaram Nokie Edwards para se juntar ao grupo, e completaram a formação com o baterista George Babbitt . O grupo lançou por conta própria um single de estreia, "The Real McCoy" b/w "Cookies and Coke", em seu próprio selo Blue Horizon; o lado B era uma música de rock padrão com letras sobre uma festa de adolescentes, mas o lado A apontava para o futuro deles, com uma parada de guitarras apertada ocasionalmente pontuada por Wilson imitando o personagem de Walter Brennan , Vovô Amos, da então popular comédia de situação The Real McCoys.

 A partir daí, o grupo se concentrou nos números instrumentais, e Babbitt foi substituído na bateria por Skip Moore quando ele deixou a banda para se concentrar na carreira militar. (Babbitt se tornaria um general de quatro estrelas na Força Aérea dos Estados Unidos.) Para seu próximo single, Bogle escolheu uma música chamada "Walk Don't Run" de um álbum de Chet Atkins , e depois de lançá-la pela primeira vez Blue Horizon, o selo Dolton Records, com sede em Seattle, o escolheu para um relançamento nacional. O single alcançaria o segundo lugar nas paradas nacionais de singles, e os Ventures eram estrelas em ascensão. (No momento em que o single chegou às paradas, Moore havia deixado a banda e optado por não receber royalties futuros pelo single; Howie Johnson prontamente assumiu a bateria.)

Antes do lançamento de 1960, os Ventures lançaram outro single de sucesso, "Perfidia", que subiu para a posição 15, e lançaram seu primeiro álbum, Walk Don't Run , que perdeu por pouco o Top Ten, chegando ao 11º lugar nas paradas de LPs. 1961 trouxe um terceiro single de sucesso, "Ram-Bunk-Shush", que alcançou a posição 29, bem como nada menos que três álbuns, The Ventures , Another Smash! e The Colorful Ventures (este último dominado por músicas que tinham cores em seus títulos). Em 1962, Howie Johnson deixou a banda porque não gostava de ficar longe de sua família por causa de compromissos de turnê e gravação, e Mel Taylor foi contratado depois que Bogle e Wilson o viram tocar no Palomino Club em Los Angeles, completando a carreira definitiva do grupo. alinhar. Também em 1962, Nokie Edwards passou do baixo para a guitarra, enquanto Bob Bogle trocou a guitarra pelo baixo. No ano seguinte, The Ventures Play Telstar, The Lonely Bull foi lançado, que se tornou seu LP de maior sucesso, alcançando a oitava posição e ganhando ouro.

País


Em 1964, a chegada dos Beatles às costas americanas deu início à Invasão Britânica, que marcou uma mudança nos gostos populares que fez os Ventures parecerem menos na moda do que antes. No entanto, o grupo continuou a gravar e fazer turnês extensivas, e descobriram que eram extremamente populares no Japão; um documentário japonês sobre uma de suas turnês naquele país foi intitulado Beloved Invaders, e eles venderiam 40 milhões de discos naquele país, levando-os a lançar seu próprio selo na década de 1980 para seus lançamentos japoneses, Tridex Records. O grupo foi tão prolífico que, no final da década de 1970, havia lançado mais de 75 álbuns. 

O grupo marcou outro single no Top Ten em 1968 com a gravação da música tema da série de TV "Hawaii Five-O", que alcançou o quarto lugar nas paradas de singles. Seria o último sucesso significativo do grupo (eles só conseguiriam mais dois singles, o de maior sucesso ficando no número 83), embora a reputação dos Ventures os mantivesse ativos como um ato ao vivo. Na década de 1980, a ascensão do rock New Wave levou a uma nova apreciação dos sons de guitarra vintage, incluindo o trabalho dos Ventures; Ricky Wilson , do B-52, não apenas tocou uma guitarra Mosrite da marca Ventures, mas foi claramente influenciado por seu ataque elementar de guitarra. 

Em 1981, os Go-Go's gravaram um número instrumental no estilo surf, "Surfing and Spying" em homenagem aos Ventures, e a banda retribuiu o favor fazendo um cover da música no mesmo ano, com Charlotte Caffey e Jane Wiedlin fornecendo backing vocals. E em 1994, quando o filme Pulp Fiction despertou um renascimento do interesse pela Surf Music, os Ventures foram representados na trilha sonora do filme por um cover de sua música "Surf Rider", interpretada pelos Lively Ones . Em 2008, os Ventures foram incluídos no Rock & Roll Hall of Fame.

Tacoma

Em 1968, Nokie Edwards saiu do Ventures e Gerry McGee assumiu seu lugar na guitarra. Em 1972, Edwards voltou a atuar e permaneceu até 1985; McGee voltou como seu substituto, embora Edwards ocasionalmente se apresentasse e gravasse como convidado até 2016. Ele morreu em 12 de março de 2018, aos 82 anos. Gerry McGee morreu em 12 de outubro de 2019; ele tinha 81 anos. Bob Bogle deixou o Ventures em 2005 e faleceu em 14 de junho de 2009, quando tinha 75 anos. 

Depois que Mel Taylor deixou o Ventures em 1973, Joe Barile se tornou o baterista até Taylor voltar em 1979. Taylor morreu em 11 de agosto de 1996, aos 62 anos, e seu filho Leon Taylor foi contratado como cronometrista. E Don Wilson morreu em 22 de janeiro de 2022, em Tacoma, Washington; ele tinha 88 anos. Apesar da passagem dos principais membros da formação do grupo, os Ventures continuaram, com Bob Spalding na guitarra solo, Ian Spalding na guitarra base, Luke Griffin no baixo e Leon Taylor na bateria.


"Perfidia" 

Outro grande sucesso da banda The Ventures

https://www.youtube.com/watch?v=pyUcnoracMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário