Reportagens com clipes descrevendo histórias de artistas famosos,
principalmente de intérpretes da Black Music, além de destacar a importância do Blues no Showbiz.
Ben Harper e o grande sucesso "Diamonds On The Inside"
Radiografia da notícia
* Durante o século 21, ele transcendeu o gênero para se tornar um artista, colaborador e acompanhante extremamente diverso
* Harper extraiu suas influências de cantores/compositores clássicos, revivalistas de Blues, guitarristas e bandas de jam
* Natural da Califórnia, Harper cresceu ouvindo Blues, Folk, Soul, R&B e Reggae
Luís Alberto Alves/Hourpress
O guitarrista, compositor e líder de banda vencedor do Grammy, Ben Harper, desfrutou de status cult na cena de jam band na década de 1990, em grande parte por causa do sucesso de seu álbum de estreia, Welcome to the Cruel World , e seu sucessor, Fight for Your Mind, antes de ganhar mais atenção perto do final da década. Durante o século 21, ele transcendeu o gênero para se tornar um artista, colaborador e acompanhante extremamente diverso que trabalhou com artistas que vão desde os Blind Boys of Alabama até John Mayer.
Harper extraiu suas influências de cantores/compositores clássicos, revivalistas de Blues, guitarristas e bandas de jam como Blues Traveler e Phish, o que significa que ele foi abraçado por críticos e universitários. Apesar de obter sucesso comercial com o single de rádio "Steal My Kisses" em 2000, Harper continuou a explorar texturas musicais diferentes (e muitas vezes desafiadoras) durante o início do século 21, lançando um par de álbuns aclamados com a lenda do Blues Charlie Musselwhite, gravando o solo de 2020 conjunto instrumental Winter Is for Lovers, abordando questões sociais provocativas no emocionante Bloodline Maintenance de 2022 e apresentando um conjunto de canções despojado e introspectivo em Wide Open Light de 2023 .
Natural da Califórnia, Harper cresceu ouvindo Blues, Folk, Soul, R&B e Reggae. Ele começou a tocar violão quando criança e começou a se apresentar regularmente quando era pré-adolescente. Durante sua adolescência, se concentrou fortemente no violão slide acústico, que acabou se tornando seu instrumento de assinatura. Harper fechou um contrato com a Virgin Records em 1992, após manter uma programação constante de shows na área de LA; dois anos depois, lançou seu álbum de estreia, Welcome to the Cruel World , com críticas positivas.
Blues
Lançado em 1995, o politicamente pesado Fight for Your Mind foi um forte esforço de segundo ano, um crescimento óbvio na experimentação musical e na declamação individual. Foi também o primeiro disco do compositor a posteriormente alcançar o status de ouro. O terceiro álbum de Harper, The Will to Live , de 1997 , empurrou seu folk alternativo voltado para o Blues para o mainstream médio, tornando-se um esteio nas rádios universitárias e fazendo incursões nas rádios alternativas para adultos. Gravado ao longo de dois anos de turnê em apoio ao Fight for Your Mind , The Will to Live também apresentou os Innocent Criminals , a banda de apoio de longa data de Harper. The Innocent Criminals - baixistaJuan Nelson , o baterista Dean Butterworth e o percussionista David Leach ajudaram a solidificar os ritmos musicais e a diversidade emocional de Harper ao longo dos anos.
A carreira de Harper ganhou impulso durante 1998 e 1999. Um de seus álbuns de maior sucesso até hoje, Burn to Shine de 1999 , combinou seu gosto por composições de Jazz dos anos 20 com beatboxing urbano, resultando em uma coleção inteligente e apaixonada de canções. "Steal My Kisses" e "Suzie Blue" eram as favoritas do rádio, levando-o a duas turnês mundiais como atração principal e uma vaga de abertura na jornada anual de verão da Dave Matthews Band em 2000. Na primavera seguinte, Harper lançou Live from Mars , um disco duplo de material elétrico e acústico ao vivo abrangendo a turnê do ano anterior e incluindo covers de material de Led Zeppelin , the Verve.
Harper mergulhou no ritmo mundial em seu quinto esforço de estúdio, Diamonds on the Inside , que apareceu em março de 2003. Ele fez uma turnê pela Europa no ano seguinte com os Blind Boys of Alabama , e os dois artistas entraram nos estúdios do porão da Capitol Records após o início da turnê para estabelecer dez faixas juntos. O álbum colaborativo resultante (emitido sob os nomes de Harper and the Blind Boys of Alabama ), There Will Be a Light , foi lançado em setembro de 2004, seguido pelo pacote de CD/DVD Live at the Apollo em 2005.
Retornou em 2022 com Bloodline Maintenance indicado ao Grammy , um disco enraizado na alma que aborda o trauma e a tradição transmitidos por gerações. Começou 2023 com os singles "Yard Sale" (feat. Jack Johnson) e "Love After Love", que apareceram no longa Wide Open Light , um caso simplificado com produção minimalista, no final daquele ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário