Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Cameo: o som de Funk que rendeu comparações com Parliament/Funkadelic


Eles não tinham um guitarrista de fraldas

Luís Alberto Alves/Hourpress

Uma estranha presença no palco, um senso de humor estranho e um som de funk que cruzava algumas fronteiras musicais rendeu ao Cameo inúmeras comparações com o Parliament / Funkadelic nos primeiros dias. No entanto, Cameo acabou com as acusações de ser derivado, transcendendo suas influências e superando quase todas elas.

Ao longo dos anos 70 e 80, o grupo manteve-se atualizado com os tempos e, às vezes, passou à frente deles, de modo que eles se tornaram influências sobre as gerações mais jovens de atos de R&B e Hip-Hop.

Quando a popularidade do grupo começou a fracassar no final dos anos 80, uma série de hits nas paradas de R&B - variando de exercícios gordurosos de funk a swingers sintetizados de funk a baladas gotejantes - foi deixada no seu rastro. Separando ainda mais Cameo de seus antepassados, eles não tinham um guitarrista de fraldas. Em vez disso, eles tinham um vocalista que usava peças de vestuário.

Singles

Cardiac Arrest - O vocalista foi Larry Blackmon. Em 1974, o ex-aluno da Juilliard e frequentador de clubes de Nova York instigou uma banda de funk com 13 membros, chamados New York City Players. Blackmon, Tomi Jenkins e Nathan Leftenant formaram o núcleo do grupo.

A gravadora Casablanca assinou o grupo com o ramo de Chocolate City e, pouco depois, o grupo mudou seu nome para Cameo. Seu excelente álbum de estréia, Cardiac Arrest, de 1977, foi destacado por quatro singles. Três deles chegaram ao gráfico de R&B da Billboard: "Rigor Mortis" (número 33), "Funk Funk" (número 20) e "Post Mortem" (número 70).

Embora o grupo tenha sido claramente inspirado por grupos funk mais antigos, como Parliament, Funkadelic e Ohio Players, o Cardiac Arrest fez do caso de Cameo pertencer à mesma divisão um caso aberto e fechado.

Sólidos

Em uma tentativa de manter a bola rolando, 1978 viu o lançamento do segundo e terceiro álbuns de Cameo. Nem todos sabemos quem somos nem o Ugly Ego foram tão sólidos quanto a estréia, mas as características singulares do grupo estavam se tornando cada vez mais evidentes. O sinuoso e pontuado chifre "It's Serious" (de Todos nós sabemos quem somos) perdeu por pouco o Top 20 da parada de R&B, enquanto "Insane" (de Ugly Ego) mergulhou dentro dele, chegando ao número 17. As melhores metades desses dois álbuns teriam feito um belo segundo álbum.

 O Secret Omen de79, com uma releitura de disco de "Find My Way" de Cardiac Arrest e o magnificamente descolado e levemente "I Just Want to Be" (número três da parada de R&B), foi repleto de um belo álbum cortes e trouxe Cameo de volta como um grupo que se destacou no formato LP. "Sparkle" foi uma de suas melhores baladas, um número vigoroso que alcançou o Top Ten. 

Cinco álbuns lançados entre 1980 e 1983 (Cameosis, Feel Me, Cavaleiros da Mesa de Som, Alligator Woman, Style) provocaram uma ligeira queda na qualidade na frente do álbum. Apesar de uma abundância de preenchimento em cada disco, nenhum desses álbuns foi estritamente decepcionante, produzindo singles quentes do Top 20 de R&B como "Shake Your Pants", "We Goin 'Out Tonight", "Keep It Hot" e "Freaky Dancin' ""Just Be Yourself," "Flirt," and "Style."
 
Blackmon

Ela é estranha. Uma das ondulações mais significativas na linha do tempo de Cameo ocorreu durante esse período, em 1982, quando eles fizeram as malas e se estabeleceram em Atlanta. Parado em um quinteto e localizado em uma cidade menos agitada, o grupo se tornou um peixe maior em um lago menor. Blackmon chegou a criar seu próprio selo, o Atlanta Artist. O primeiro LP da gravadora, Style, também marcou uma mudança significativa no som, com os sintetizadores assumindo um papel pronunciado.

 Paydirt foi atingido em 1984, She's Strange; the title cut, a late-night slithery smolder
, liderou a parada de R&B e eclipsou o Top 50 da parada pop, iniciando uma notável corrida de três álbuns que fez do Cameo um dos grupos mais populares dos anos 80. Single Life e Word Up !, lançados respectivamente em 1985 e 1986, continuaram com força. Os singles desses dois álbuns - "Attack Me With Your Love", "Single Life", "Word Up", "Candy" e "Back and Forth" - mantiveram o top 5 do ranking de R&B.

 "Word Up" chegou ao número seis na parada pop, dando a eles a maior fatia do mainstream. A música estava em todo lugar. O que sobe deve cair, e foi exatamente isso que aconteceu com o Cameo. Apesar do fato de que mais dois singles - "Skin I'm In" e "I Want It Now" - alcançaram o número cinco na parada de R&B, nem Machismo nem Real Men Wear Black tiveram um bom desempenho como álbuns.

Turnê

Após o Emotional Violence de 1991, o perfil do grupo foi reduzido significativamente, mas eles fizeram uma turnê esporádica para o deleite dos fãs hardcore, bem como de muitas pessoas desorientadas que pensavam que Cameo era tudo sobre "Word Up" e nada mais. Notavelmente, Blackmon passou alguns anos nos anos 90 na Warner Bros., como vice-presidente da A&R.

O melhor de Cameo [Casablanca] A presença de Cameo continuou a ser sentida no início dos anos 2000, não apenas através do uso extensivo de amostras e influências menos tangíveis sobre os artistas mais jovens.

"Sparkle" 


"I Want It Now"


"Skin I'm In"


"Rigor Mortis"

Nenhum comentário:

Postar um comentário